Campus Charqueadas do IFSul participa da Semaneca

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O campus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está participando da Semaneca 2017, que celebra os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento realizado no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Charqueadas, começou na segunda-feira, 2/10, e se estende até sexta-feira, 6/10. A abertura da cerimônia teve como recepcionistas, crianças e jovens com deficiência.

O campus Charqueadas é parceiro do evento, que tem por objetivo apresentar e discutir assuntos de interesse da infância e juventude da cidade. A intenção é lutar por uma educação de qualidade, descobrir vocações, apontar caminhos, propor políticas públicas eficientes que garantam oportunidades e vida de qualidade para crianças e jovens.

 O evento tem a proposta da construção do novo, a partir do exemplo, do resgate de valores, de uma cultura de não violência, em que o respeito e a inclusão estejam presentes. Busca ainda uma cidade mais inclusiva para as pessoas com deficiência, com mais participação, igualdade de oportunidades e não discriminação.

Durante a Feira de Profissões, uma das atrações do evento, a orientadora educacional do campus, Andreia Colares, juntamente com um aluno do quarto ano de mecatrônica da unidade, tiveram a oportunidade de divulgar os cursos oferecidos e, ainda, falar de como estão construindo uma unidade mais inclusiva.

A orientadora conta, que durante a abertura da Semaneca, foi realizada uma homenagem ao IFSul e aos estudantes e orientadores premiados durante na 9ª Mocitec. Nesta quarta, 4/10, acontecem os debates sobre inclusão e de como construir uma cidade mais acessível, que contará com a contribuição do campus.

"A Semaneca se constitui no maior espaço de encontro das crianças e adolescentes de Charqueadas, onde lhes é oportunizado o debate sobre temas que fazem parte de seu cotidiano. Ter a oportunidade de contribuir neste lugar é gratificante: a semaneca é arte, cultura. lazer e "papo sério", diz Andreia.

Participam do evento, crianças e adolescentes de Charqueadas, Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Legislativo municipal, estadual, federal, e rede privada de ensino, professores, estudantes, conselho Tutelar e diversos profissionais da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br