Alunos do IFB preparam projetos para feira interativa

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Três turmas do curso Técnico em Eventos da modalidade integrado ao ensino médio, do campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), fizeram mais de 20 propostas de projetos de prática escolar para o quarto bimestre.  As ideias foram apresentadas no encerramento do terceiro bimestre e são uma prévia do que virá na Feira Interativa dos Estudantes, evento previsto para acontecer no início de dezembro.

Os temas apresentados vão da romantização dos contos de fada transcritos pelos irmãos Grimm à formação do Estado Nacional Moderno; da construção de telescópio e composteira, a questões atuais como o feminismo, ou o consumo de drogas por estudantes.

Os alunos receberam duas instruções dos professores: escolher um tema que encantasse e procurassem orientador para os temas selecionados.  Os docentes fizeram uma análise dessas ideias, por grupo, a partir dos objetivos de aprendizagem que eles apresentavam.

“Mesmo na área de Ciências da Natureza, que normalmente imaginamos mais distantes das humanidades, foi possível identificar objetivos de aprendizagem bastante claros de sociologia, história, filosofia e geografia”, comemorou o professor Glauco Vaz Feijó, coordenador do curso. Um exemplo é o projeto sobre os cinco sentidos que tangencia discussões importantes da filosofia da ciência e da sociologia do conhecimento como projeto de poder. Muitas vezes a vertente não é tema escolar, “mas nossos estudantes sabem que isto existe devido à nossa abordagem interdisciplinar”, comenta o coordenador.

O sentimento de que professores e estudantes constroem algo relevante é compartilhado pelos professores, como destaca Marcello Lasneaux (Biologia) que se disse surpreendido pela qualidade e pela diversidade dos projetos.

“Cada fechamento de bimestre reafirmamos que estamos no caminho e, a cada dia, aparamos as arestas, algo esperado na construção de um currículo vivo como o que estamos realizando”, finalizou o coordenador.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Brasília (IFB).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br