LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Da astronomia às redes sociais, IFG comemora o Dia C da Ciência com vasta programação

A próxima quarta-feira, 25/10, será um dia em que as instituições de ensino do País vão parar para mostrar o que tem de melhor na pesquisa, o que produzem, o que acreditam e o que esperam do Brasil no campo científico. Trata-se do dia C da Ciência. A mobilização nacional, que terá como lema “A Ciência pede um só dia das instituições e da comunidade”, tem como objetivo mostrar à população a importância da pesquisa na vida cotidiana e ocorrerá na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Diante disso, o Instituto Federal de Goiás e seus campus oferecerão uma série de atividades gratuitas para a comunidade local e externa.

No campus Cidade de Goiás, por exemplo, a criação de um planetário móvel promete agitar a cidade. A temática astronomia vai permear as ações nesse dia, a partir das 14 horas, na Praça do Chafariz. Entre as atividades oferecidas estão: observação de objetos astronômicos com telescópios; exibição de vídeos explicativos relacionados à astronomia e astrofísica; apresentação de maquetes e experimentos; palestras sobre o movimento dos astros e dos objetos observados; além de exposição de fotografias astronômicas. A ação conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Clube de Astronomia Cecília Payne.

Em Aparecida e Senador Canedo serão realizadas palestras. Na primeira, haverá três debates com o seguintes temas: “Física de Partículas e seu Impacto na Sociedade”, “Física Quântica e seu Impacto na Sociedade” e “Física de Materiais e seu Impacto na Sociedade”. As discussões serão ministradas, respectivamente, pelos professores Ricardo Avelino, Ardiley Avelar e Ricardo Costa, das 9 horas até as 12h, no miniauditório do Bloco B.

Já em Senador Canedo, a partir das 14 horas, ocorrerá o Cine-debate Césio 137 – o pesadelo de Goiânia, seguido de palestra sobre políticas públicas para os radioacidentados da capital goiana. Durante a noite, às 19h30, haverá uma palestra sobre eficiência energética. Valparaíso também vai comemorar o dia com realização de mesa-redonda, além de oficinas e minicursos. A abertura oficial da semana será hoje, 23 de outubro, às 19 horas, com o tema: A Matemática Está em Tudo!

Exposições e redes sociais - Nos campus Formosa e Goiânia, serão realizadas exposições de trabalhos e pesquisas. Em Formosa, os participantes mostrarão ainda a importância do investimento público em pesquisa científica e dos agentes, como as universidades e os institutos federais, que integram a pesquisa ao ensino e à extensão. No campus Goiânia serão expostos banners com experimentos de estudantes e servidores. Nos dois locais, assim como na unidade de Anápolis, haverá uma campanha nas redes sociais em prol do dia C da Ciência. Em Anápolis, serão feitas postagens de vídeos e depoimentos de pessoas, contando como a ciência transformou a vida delas. Já o perfil do IFG, campus Goiânia, no facebook foi alterado, com inserção do “selo” do Dia C da Ciência, iniciando o processo de mobilização da comunidade acadêmica. A ideia é que os estudantes de todos os cursos, mais professores, técnicos administrativos e colaboradores alterem a foto do perfil no facebook.

Os campus Inhumas e Luziânia também farão programações especiais. Em Inhumas, a data será marcada pela apresentação de pesquisas e exposição de pôsteres na Praça Belarmino Essado, no centro da cidade. Atividades experimentais demonstrativas da área de Ciências (Física e Química), exposição de livros publicados pelos servidores, apresentação de pesquisas desenvolvidas na unidade e a exposição Outubro Rosa (com informações sobre a prevenção ao câncer de mama) serão os destaques do período vespertino, na próxima quarta-feira. Já em Luziânia, a programação contará com a realização de palestra, que busca oferecer aos participantes indicações sobre oportunidades de estágio, o intercâmbio com instituições parceiras, apresentação dos cursos ofertados pelo campus, perfil dos egressos e sua inserção regional e nacional. Sessão de paineis e feira de ciências também farão parte da programação.

Veja a programação completa no site do IFG.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Goiás (IFG).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br