Campeonato de Cubo Mágico será realizado no IFBA

As inscrições para participar do IFBA Cube 2017 estão abertas até 28 de novembro. O campeonato oficial reunirá no dia 2 de dezembro, no refeitório do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), pessoas que praticam a organização das faces de cubos mágicos.

O evento é organizado pelo Departamento de Matemática e pela Cubo Mágico Bahia. A Word Cube Association (WCA) regulamentará a competição que conta com sete modalidades oficiais: 2x2, 3x3, 4x4, 5x5, Pyraminx, 3x3 OH e Skewb e uma modalidade extra chamada de Redi Cube. Farão parte do ranking internacional apenas os tempos contabilizados nas modalidades oficiais. A delegada da WCA Thaynara Santana participará do evento para validar os resultados. Os três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com medalhas e certificados referentes às posições de classificação.

Qualquer pessoa que saiba resolver o cubo mágico pode participar do campeonato. As inscrições podem ser feitas pela internet. Para garantir gratuidade na inscrição, o estudante do IFBA deve informar ano e turma que está matriculado. Aqueles que não são estudantes da instituição devem efetuar o pagamento da taxa no valor de R$15.

Resolver esse quebra-cabeça estimula o raciocínio lógico, a memória espacial, a concentração, a coordenação motora além de desenvolver a capacidade de solucionar problemas.

Exposição – No mês de outubro, foi realizada uma exposição com diversos cubos mágicos no campus Salvador. A exposição despertou o interesse em estudantes que aprendem, ensinam e praticam a montagem do quebra-cabeça tridimensional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br