Campus Camboriú atua no apoio em áreas atingidas pelas enchentes

Devido aos transtornos com últimas enchentes no litoral de Santa Catarina, ocorridas neste mês, professores e estudantes do curso técnico em Defesa Civil do campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC) foram acionados para apoiar as famílias nos municípios atingidos.

A professora Cleonice Maria Beppler explica que o apoio foi solicitado porque uma equipe (composta por ela, outros dois professores e seis alunos do curso) integra o colegiado de proteção e defesa civil da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e o Centro de Estudos e Pesquisas de Riscos de Desastres da Foz do Rio Itajaí (CEPEDfri) da Coordenaria Regional de Proteção e Defesa Civil (COREDEC).

“Com as chuvas intensas ocorridas em 10 de janeiro, os municípios de Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú e Penha decretaram situação de emergência. Por isso, a COREDEC acionou docentes do IFC Camboriú, através do CEPEDfri, para organizar e compilar os dados das famílias em situação de vulnerabilidade social dos municípios em situação de emergência da região da AMFRI”, conta a professora.

Segundo Beppler, por meio da atuação no colegiado, a equipe foi convidada a participar da fundação do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da região da AMFRI e do CEPEDfri, que contempla ações de prevenção aos eventos adversos, com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à redução de riscos de desastres, com a finalidade de cooperar para o desenvolvimento técnico, científico e cultural da sinistrologia e de sua difusão junto à sociedade.

“Através desta parceria, somos chamados a organizar simulados e atuar com força-tarefa para ajudar os municípios nos eventos naturais, como inundações, alagamentos, enchentes e ressacas. Este trabalho é realizado com a organização do Sistema de Comando de Operações, para que os alunos tenham vivência na área operacional, tática e estratégica, formando uma base mais sólida ao aliar o conhecimento teórico com o prático por meio destas ações”, destaca Beppler.

Apoio à equipe do IFC Campus Camboriú é feito pelo CEPEDfri, do qual a professora é membro.

 

Fonte: Coordenação do Comunicação do Instituto Federal Catarinense (IFC)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br