LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

IFMA participa de competição mundial de games

Uma maratona de 48 horas reuniu, no Maranhão, cerca de sessenta jovens interessados no desenvolvimento de jogos. Trata-se da Global Game Jam, uma competição mundial de games que acontece anualmente, de forma simultânea, em 90 países. No Brasil, mais de 30 cidades participaram do evento, entre elas a capital maranhense e São José de Ribamar. Nesse ano, os jogos foram concebidos a partir do tema “Transmissão”. Esta foi a segunda vez que o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) sediou no Maranhão a Global Game Jam. O evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de janeiro nos campi São Luís – Monte Castelo e São José de Ribamar.

No Campus São José de Ribamar o evento contou com a participação de 40 participantes e, ao final, foram desenvolvidos oito jogos. “Sediar a Global Game Jam coloca o IFMA no radar de empresas internacionais de jogos e, também, traz a oportunidade de os nossos estudantes participarem e sentirem como é fazer parte de algo a nível mundial. Esses jovens trazem uma perspectiva inteiramente nova para este tipo de evento, pois são mentes cheias de ideias e com grande potencial criativo”, relatou o coordenador do Curso de Jogos Digitais do IFMA Campus São José de Ribamar e coordenador do evento neste campus, Ruy Oliveira.

Já no Campus São Luís – Monte Castelo o evento teve 19 participantes e, ao final, foram desenvolvidos sete jogos. “Esse tipo de evento proporciona aos nossos alunos a vivência em um cenário real de desenvolvimento de jogos. Assim, eles podem aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso e permite, também, que eles possam estar em contato com profissionais da área, aprendendo novas técnicas e ferramentas. É importante acrescentar que muitos jogos comerciais que existem hoje saíram de ideias de game jams”, explicou o servidor José Nunes, do Laboratório de Jogos, Gamificação, Acessibilidade e Autoria Inteligente (JOGA-AI) do Campus São Luís – Monte Castelo. Ele foi o coordenador do evento no campus.

Para o ex-estudante do Curso Técnico em Informática do IFMA Campus Coelho Neto, Samuel Araújo, a Global Game Jam é uma oportunidade de mostrar o mercado de games no Maranhão. “A indústria de games é uma das que mais cresce no Brasil, mas ainda tem pouca representatividade, principalmente na região Nordeste. E um evento desses é muito importante para unir as pessoas que querem fazer jogos e para mostrar que nós sabemos e queremos trabalhar nessa área”, destacou.

Para Thamires Carvalho, estudante do Curso de Programação de Jogos Digitais do IFMA Campus São José de Ribamar, o evento foi uma grande oportunidade. “Esse tipo de evento é muito importante para a gente aprender a trabalhar em equipe. Nós ouvimos as ideias de cada um para podermos fazer um game”, disse. Já Eduardo Sousa, que estuda o mesmo curso, relatou a relevância do evento acontecer em nosso Estado. “O evento acontecer aqui no Maranhão nos dá visibilidade e possibilita um reconhecimento do nosso Estado”, contou.

Global Game Jam – No Maranhão o evento é organizado pela Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGames). O objetivo da competição é permitir que que profissionais e amadores das áreas de criação de games, como artistas, programadores, músicos e designers, se reúnam para desenvolver jogos em uma maratona de 48 horas a partir de um tema a ser revelado no primeiro dia do evento. Não há uma premiação específica ao final da maratona, mas os jogos ficam disponíveis para download no site oficial do evento, sendo os mais acessados visíveis em um ranking.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br