LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Equipe automotor do CEFET-MG é a primeira de Minas a se classificar para prova internacional

Conceber, projetar e fabricar pequenos veículos de estilo fórmula aplicando ciência e tecnologia em modelos ágeis fazem parte da rotina de 35 alunos de graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que compõem a equipe Fórmula Cefast, criada em 2005.

Há mais de uma década, o grupo coleciona medalhas e participações em campeonatos nacionais e internacionais da SAE (Society of Automotive Engineering). E, no fim de 2017, o Fórmula Cefast conquistou um desempenho histórico em Piracicaba, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, que o classificou para uma prova em Lincoln, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 23 de junho. É a primeira equipe mineira a realizar o feito nessa modalidade de competição.

O modelo, que classificou a equipe para a etapa norte-americana, é o S09, totalmente projetado e fabricado dentro dos laboratórios do CEFET-MG. É um carro monoposto (para um piloto), com motor de moto. Projetamos transmissão, chassi, aerodinâmica, eletrônica e exaustão. Não tínhamos pacote aerodinâmico, agora implementamos, isso reduziu a massa do modelo em 30%, conseguimos melhorar a performance em pista, explica o capitão do Fórmula Cefast, João Vítor Pizarro (21), aluno de Engenharia Elétrica.

E os resultados não poderiam ser melhores. Em Piracicaba, o S09 atingiu a velocidade de 110 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. É a maior aceleração da América Latina para esse tipo de carro de competição atualmente. Batemos recorde em combustão interna. Comparando com a aceleração de carros que já competiram em anos anteriores em Lincoln, ainda somos recordistas, comemora João Vítor Pizarro.

Mas, para participar da competição nos Estados Unidos, o Fórmula Cefast precisa vencer outro desafio: levantar recursos para a viagem, que deve custar quase R$ 200 mil, metade do valor só para a exportação temporária do carro.

Estamos em busca de novos patrocinadores, só temos dois atualmente, além de apoiadores com produtos e serviços. Buscamos qualquer tipo de investimento externo, comenta João Vítor. Além de buscar patrocinadores, que podem contribuir por meio de doações de peças e apoio financeiro, a equipe mantém uma página online de financiamento coletivo para arrecadar doações.

SAE – As competições da série Fórmula SAE desafiam equipes de estudantes universitários de graduação e pós-graduação a conceber, projetar, fabricar, desenvolver e competir com pequenos veículos de estilo fórmula. As competições dão às equipes a chance de demonstrar e provar suas habilidades de criatividade e engenharia em comparação com equipes de outras universidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br