8 de Março: Dia da Sororidade no IFFar

O dia 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher e, no IFFar, para além das celebrações, a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) e o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUEGEDIS), escolheram o tema "sororidade" para as ações socioeducativas a serem trabalhadas durante esta data.

Assim o Nugedis organizou a campanha #SororidadenoIFFar #JuntasPodemos com algumas atividades no dia de hoje, entre elas, a distribuição de cartazes no campus com frases sobre o tema e uma marcha com saída às 17 horas do IFFar rumo à Praça Central XV de Novembro, onde haverá uma aula pública sobre a Sororidade e o Feminismo.

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

É um chamado de cooperação entre mulheres em torno de um bem comum. Uma relação de irmandade entre as mulheres sem nenhum clima de disputa, tão alimentado pela cultura machista.

Além disso, a campaha busca a empatia também dos homens. Neste sentido, o movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres, convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade.

O IFFar integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles Por Elas e elaborou um conjunto de atividades em todas as unidades nesse mês.

Faça sua adesão online em apoio ao HeForShe.

Fonte: Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br