Por mais saúde e qualidade de vida, que tal começar a se movimentar

O dia 10 de março foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. O objetivo é chamar a atenção da população sobre as graves consequências causadas a saúde e qualidade de vida, pela falta da prática de exercícios físicos. Pensando nisso, a Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) do Instituto Federal do Acre (Ifac) propõe uma variedade de atividades oferecidas gratuitamente à comunidade, por meio de projetos de extensão, além de convênios com empresas de serviços estéticos, de lazer e bem-estar que oferecem descontos para servidores.

O sedentarismo é a falta, ausência ou diminuição de atividade física, sendo responsável por 54% do risco de morte por enfarto, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. Pequenas mudanças no dia a dia, são grandes passos em direção a uma vida com mais saúde, aumentando o bem-estar físico e mental.

“No entanto, é importante salientar que, antes de começar qualquer tipo de atividade física, é indispensável procurar um médico, para avaliar o estado de saúde. Descobrir qual tipo de atividade física a pessoa se identifica, manter o foco e desfrutar dos benefícios que essa pequena mudança pode proporcionar”, orienta a coordenadora da Cosvi, Rosicleia da Cunha Souza.

Atividades físicas – Com o objetivo de estimular a promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade do Ifac e divulgar as parcerias com empresas que oferecem desconto nos serviços de saúde e bem-estar para servidores, a Cosvi elencou algumas atividades.

No Ifac, vários projetos de extensão que estão sendo desenvolvidos podem ajudar na melhoria da saúde e qualidade de vida dos servidores, estudantes e comunidade. Em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá existem projetos que incentivam a prática de modalidades esportivas como Vôlei, Handebol, Futsal, Futebol, Basquete, Tênis de Mesa, Dança, Capoeira, Jiu-Jítsu, entre outros.

Além dos projetos, a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP), através da Cosvi, vem formalizando parcerias com empresas que atuam nas áreas de cultura, esporte, saúde e lazer, a fim de oferecer preços mais acessíveis aos servidores do Ifac. “O acesso a esses serviços irá contribuir diretamente para o alcance da saúde integral do servidor, elevando a sua autoestima, bem-estar e qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é ‘um estado de completo bem-estar físico, mental e social’, não somente ausência de afecções e enfermidades”, comentou a coordenadora da Cosvi.

Para ter acesso a tabela de desconto, o servidor deve entrar em contato com a instituição parceira. A divulgação das parcerias efetivadas em todos os municípios, estão disponíveis no site do Ifac, no Espaço Servidor.

Para usufruir dos descontos objeto das parcerias, o servidor deve apresentar documento de identificação e contracheque atualizado, e em caso de dependente, documento que comprove a condição de dependência.

A Cosvi faz o convite a todos os servidores: Comece hoje mesmo uma prática esportiva e veja os grandes benefícios que isso traz ao seu corpo e mente. Publique fotos nas redes sociais, de práticas de alguma atividade física e participe da campanha #IfacEmMovimento”.

Fonte: Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br