LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Ifac realizará evento sobre prática de esporte por surdos

O Instituto Federal do Acre convida a comunidade para participar de um evento de três dias sobre a importância da prática esportiva para surdos que será promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Rio Branco. A programação incluirá palestra no dia 24 de abril, a abertura do projeto, no dia 27 de abril e no dia 05 de maio, o início do torneio de futsal masculino e feminino com surdos e ouvintes. A inscrição pode ser realizada até o dia 13 de abril, no campus Rio Branco.

O evento é derivado do projeto Inclusão através da prática esportiva e tem o objetivo de incentivar práticas esportivas e atividades físicas pelo aluno surdo, desenvolvendo a formação de uma consciência esportiva, baseada em ética, cidadania, convivência social, saúde, acadêmicas, profissionais e também habilidades práticas, necessárias à execução das variadas tarefas do seu cotidiano, proporcionando que adquiram qualidade de vida e igualdade social.

O projeto terá início no dia 24 de abril com a palestra "A importância da prática esportiva" ás 19h30, ministrada pela professora de Educação Física, Valdinéia Rodrigues Tomaz. Na sexta-feira, dia 27 de abril, será realizada a solenidade de abertura do projeto, às 19h30, seguida de uma partida amistosa de futsal.

O torneio de futsal masculino e feminino será no sábado, dia 05 de maio, com início a partir das 14h30. Haverá premiação com troféu e medalhas para os três primeiros lugares.

Ações do Napne – No campus Rio Branco, o Napne tem várias ações previstas para o ano de 2018. Além do evento esportivo para a comunidade surda, em abril será concluído o curso de Libras e, está previsto para maio o início do curso de sistema Braille.

De acordo com a coordenadora do Napne do campus Rio Branco, atualmente, a unidade atende mais de 20 pessoas surdas, sendo três estudantes matriculados em cursos presenciais e 18 participando de projeto de extensão no curso de Português Como Segunda Língua.

Fonte: Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br