Alunos do IFPB são destaque em desafio internacional de Robótica

Equipes de Robótica do Instituto Federal da Paraíba participaram da Tercer Mercury Robotic Challenge Latinoamérica (Terceiro Desafio Mercury de Robótica da América Latina), evento realizado no período de 02 a 07 de abril, nas cidades de Medellín e Bogotá, na Colômbia.

Do Campus Cajazeiras, a equipe participante foi o Grupo de Pesquisa em Controle, Automação e Robótica (GPcar), composta pelos alunos de Automação Industrial Natanael Queiroz e Gerberson Félix, e o professor Raphaell Maciel. Já a equipe Tatu-Guarani representou o Campus João Pessoa, com os estudantes de Engenharia Elétrica Luiz Torres e Manassés Mikael, e o professor Robério Paredes.

A equipe da capital paraibana conquistou a segunda colocação no Desafio, que reuniu 40 equipes dos Estados Unidos, Brasil, Guatemala, México e Colômbia. “Esta foi, sem dúvida, a competição de maior nível de dificuldade que já participamos. Independentemente do resultado, foi um momento muito importante para nossa instituição, que vem se destacando e alcançando prêmios internacionais. Em 2015, por exemplo, a GPCar ficou em segundo lugar na versão americana da Mercury; em 2016, a Tatu-Guarani foi campeã nos Estados Unidos e, em 2017, a equipe ficou em sexto lugar também no país”, frisou Robério.

O Mercury Robotic Challenge é uma competição internacional que ocorre anualmente desafiando seus competidores a projetar um robô que é controlado via Internet, por meio de uma câmera localizada nele, percorrendo uma pista e executando algumas tarefas durante sua trajetória, a distância entre o robô e o motorista deve ter no mínimo 80 quilômetros. Este concurso foi desenvolvido em Stillwater Oklahoma - EUA, coordenado pela Universidade do Estado de Oklahoma - OSU , com a participação de universidades dos Estados Unidos, México, Brasil, Colômbia e Guatemala, que foi a equipe campeã desta edição.

Fonte: Verônica Rufino (DGCom do Instituto Federal da Paraíba – IFPB)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br