LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Estudantes do Campus Lages desenvolvem projeto de carro baja

O Campus Lages do IFSC, representado por alunos do curso superior em Engenharia Mecânica, está desenvolvendo um carro baja para competir no programa SAE Brasil, que oferece aos alunos de engenharia a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos.

A proposta é desenvolver um veículo off road, usado em atividades esportivas onde o local não oferece estradas pavimentadas ou de fácil acesso. Os alunos interessados formam equipes e representam a instituição de ensino superior que estudam. As equipes vencedoras da etapa nacional participam da competição internacional nos Estados Unidos. É a primeira vez que o campus desenvolve este projeto – ao todo são 26 acadêmicos e 11 professores envolvidos.

A ideia de participar surgiu em uma roda de conversa em setembro de 2017 e virou um projeto escrito. Segundo os estudantes, o começo foi difícil, pois o projeto é grande, e os professores sabem das dificuldades. “O nosso ponto-chave foi quando conseguimos com um engenheiro de produção o orçamento para construir o baja. Assim, tínhamos um pontapé para fazer”, disse Matheus Goedert, capitão da equipe.

Para participar, todos os alunos devem ser associados à SAE, contando com seguro de vida e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para os pilotos. Dez pessoas são inscritas legalmente e poderão auxiliar com o carro nos três dias de competição – os demais envolvidos no projeto apenas acompanham.

O projeto funciona como uma empresa fictícia. A equipe procura outras empresas parceiras para ajudar com dinheiro ou peças e projeta como se fosse fabricar mil jipes e vender com um orçamento viável. O veículo deve contar com um diferencial, sendo que a parte de segurança é a principal.

A empresa Leão Baja, do Campus Lages, está dividida em seis setores: transmissão, suspensão, freios, telemetria, gaiola e marketing. Cada setor tem seu gerente. “A ideia do projeto é que ele não funcione um ano só, que permaneça no IFSC. É importante desenvolver projetos que a gente consiga se integrar com as empresas, que tenhamos uma autonomia maior e possamos vivenciar a engenharia na prática. É crescimento individual e também para o curso”, ressalta Matheus. O nome Leão Baja é referência ao leão-baio, símbolo da região serrana.

“É um projeto que vai nos colocar em situações que a gente provavelmente vai ter que viver, não só em questão de construir e elaborar o projeto, mas também aprender a lidar com pessoas, em qual área elas se sentem melhor e se destacam”, completou José Ortiz, da quinta fase do curso.

Atualmente o projeto está em fase de desenho, cálculos, escolha de peças e análise do processo de montagem. A meta é projetar o carro com os detalhes até 18 de abril. A partir de então, começa a construção, com previsão de conclusão entre setembro e outubro.

Quer conhecer mais sobre o projeto? Acesse o site https://bajaifsc.wixsite.com/bajaifsc, Instagram @baja.ifsc e Facebook @ifscbaja, ou ainda mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Débora Vargas (Estagiária de Jornalismo do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br