Ifac recebe viveiro de mudas nativas de bambu em Xapuri

O Instituto Federal do Acre (Ifac) em Xapuri recebeu, nesta quarta-feira (2.5), as primeiras mudas de bambu que farão parte do viveiro nativo do município. O espaço, que integra as ações do projeto CVT Bambu, por meio da pesquisa desenvolvida pelo docente Lúcio Flávio Zancanela, tem capacidade para produção de aproximadamente 3,2 mil mudas.

A instalação do viveiro, que foi realizada através da assinatura do termo de cooperação técnica entre o Instituto Federal do Acre, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Acre (Sect) e o Centro Vocacional Tecnológico do Bambu (CVT Bambu), irá contribuir para o desenvolvimento de estudos aplicados na propagação de mudas de bambu, como também irá incentivar e fomentar o uso do bambu de forma sustentável, por meio da transferência de conhecimento de técnicas e desenvolvimento de pesquisas e projetos.

Atualmente o Acre possui a maior reserva de bambus nativos do mundo, superando os 4,5 milhões de hectares de plantação. Além disso, nos municípios acreanos são encontradas cerca de 10 espécies de bambus lenhosos e outras 15 espécies herbáceas.

Além do Ifac, a Escola da Floresta, o Ramal Boa União e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) também ganharam viveiros de mudas nativas de bambu. Juntos, os quatro espaços irão produzir mais de 20 mil mudas.

“Os viveiros florestais são essenciais para o processo de preservação, pois após as mudas serem cultivadas, elas são reinseridas na natureza e em pequenas áreas verdes, por exemplo. Ter um espaço como este dentro de um dos campi do Ifac, é de grande importância para a educação, como também para o desenvolvimento das pesquisas e novas tecnologias”, ressaltou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Conforme explica a secretária estadual de Ciência e Tecnologia do Acre (Sect), Renata Silva e Souza, o projeto de instalação dos viveiros, através do CVT Bambu, é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), sendo executado pela Sect e a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), com interveniência do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre.

Participaram também do evento de instalação do novo viveiro o diretor do campus do Ifac em Xapuri, Joel Bezerra Lima, o diretor-presidente da Funtac, Maurilho da Costa Silva, o deputado federal Sibá Machado e o prefeito de Xapuri, Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos.

 

Fonte: Diretoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br