Projeto de Extensão ajuda a construir horta orgânica na Apae de Serra Talhada

O campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) está desenvolvendo há alguns meses, o projeto de extensão “Horta na Escola”, e o primeiro lugar escolhido para a ação foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. O projeto, idealizado pela professora de Biologia e Gestão Ambiental Ana Maria Camelo, tem o objetivo de proporcionar uma vivência entre os estudantes do IF Sertão-PE e da Apae, através da construção e manutenção de uma horta orgânica.

Iniciada em meados de fevereiro, a horta na associação já começa a produzir seus primeiros vegetais. Alface, cenoura, coentro e tomate são alguns dos alimentos já plantados e, nos próximos meses, serão cultivadas também plantas medicinais. A ideia é utilizar toda a produção na cozinha da Apae.

O projeto conta com a colaboração do agrônomo e professor do campus Salgueiro do IF Sertão-PE Rômulo Medeiros e dos estudantes Jadna Cavalcante e Ian Araújo. Todas as segundas-feiras eles vão até a Apae e, junto com um grupo de alunos da associação, fazem manutenção da horta. Durante a semana todos se revezam para irrigá-la. Jadna conta que a experiência tem sido bastante proveitosa: “Não tinha contato com o pessoal da Apae, nem com horta, plantação etc. Quando a professora me chamou para participar até fiquei um tanto receosa, mas agora estou gostando muito! Tem sido ótima a interação com os alunos daqui e tenho aprendido bastante”, contou.

Os estudantes da Apae que participam do projeto são escolhidos de acordo o interesse demonstrado. Segundo Edinaele Magalhães, coordenadora pedagógica da associação, quando os professores falaram sobre a construção de uma horta no quintal, muitos deles se entusiasmaram em colaborar, e desde então têm realizado o trabalho junto com a equipe do IF Sertão-PE.

A professora Ana Maria conta que construir a horta na Apae é muito gratificante e tem mais planos para desenvolver no local. “Além da horta, queremos também fazer palestras para o pessoal da cozinha e alunos daqui sobre compostagem. O objetivo é fazer com que o material orgânico que seria levado para o lixo, se torne adubo para a nossa horta e que tenhamos cada vez mais sustentabilidade”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br