Inaugurada sede do Ifac em Sena Madureira

Após oito anos, a sede definitiva do campus do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Sena Madureira foi inaugurada, na noite dessa quinta-feira (10/5), em cerimônia oficial. O espaço, que tem mais de 4,5 mil metros quadrados de área construída, possui capacidade para atender até 1,2 mil estudantes em cursos técnicos e superiores, além de contar com salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, espaço de recreação e auditório.

O evento, que recebeu mais de 400 pessoas, contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, da secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, de reitores e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), como também de parlamentares federais e estaduais, integrantes do Governo do Estado, estudantes e servidores do Ifac.

“Este é um momento de compartilhar uma história que vem sendo construída ao longo dos anos. Muitas vezes as pessoas criticam o ensino técnico no Brasil, mas são nessas instituições que os alunos têm mais oportunidades e futuro. Acredito que o ensino técnico é um dos caminhos para a educação e a gente precisa trazer opções para os jovens em nosso país”, afirmou Rossieli Soares da Silva.

Ainda em seu discurso, o ministro da Educação destacou o papel que o Ifac tem desenvolvido no Estado e também em Sena Madureira. “Este Instituto tem algo muito especial, que são os docentes e técnico-administrativos que atuam aqui. E exemplo desta qualidade é o curso superior de Bacharelado em Zootecnia, que além de ser um dos únicos da Região Norte, recebeu conceito 4 pelo MEC, antes mesmo de ter toda essa estrutura. Isso prova que os servidores conseguiram demonstrar a qualidade do ensino que é proposto aqui”.

De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a inauguração da unidade representa a realização de um sonho, e também oportuniza a transformação de vidas através da educação. “A inauguração da sede definitiva do campus Sena Madureira vai proporcionar ainda mais conhecimento e garantir um bom futuro aos jovens. Quando assumi o Ifac como reitora, em 2014, assumi o compromisso de entregar a obra deste campus e hoje esse sonho está materializado neste espaço”.

Ainda segundo a reitora, a presença do ministro da Educação, da secretária Eline Nascimento, dos reitores e representantes do Conif e das demais autoridades no evento de inauguração demonstrou a importância da educação para o País. “Fico muito orgulhosa e feliz em ver todos presentes neste momento, pois isso mostra o quão importante é a luta pela educação. Estarmos juntos neste momento reforça o nosso compromisso em trabalhar cada vez mais para que nossos jovens tenham um futuro promissor. Que a grandeza dessa obra perpasse as paredes e alcance vidas lá fora através do ensino e do conhecimento”.

Presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), participou da cerimônia e ressaltou a importância dos institutos federais para a educação brasileira. “Somos instituições que nasceram para estar presentes no interior do país e com objetivo de levar uma educação de qualidade a quem mais precisa. Participar de um momento como este, que é a inauguração de um campus da Rede Federal, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Tenho certeza que daqui sairão grandes profissionais, pois o Ifac tem feito um excelente trabalho pela comunidade”.

Venâncio Castelo Branco, reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), também esteve presente no evento. Segundo ele, a inauguração do campus Sena Madureira “é um momento ímpar, um divisor de águas para a história da educação profissional no Estado do Acre, em especial no município de Sena Madureira. A educação profissional e tecnológica tem um poder fantástico, como diz Paulo Freire, que é o poder da transformação, da transformação social, da melhoria de qualidade de vida da população”.

Para a diretora do campus Sena Madureira, Italva Miranda da Silva, a inauguração representa uma grande vitória para toda a comunidade do município. “A sensação é de dever cumprido. Esta é uma data muito especial e que estávamos esperando há oito anos. Em alguns momentos chegamos a quase desanimar, mas encontramos força e esperança para seguir. Hoje, não só para mim, mas para toda comunidade de Sena Madureira, esta inauguração é uma conquista, uma grande vitória e ficará para a história do Ifac. Tenho certeza que a partir de agora teremos ainda mais perspectiva de avançar”.

Homenagens – Durante a cerimônia, a reitora do Ifac ainda homenageou o reitor do Instituto Federal do Amazonas, Antônio Venâncio Castelo Branco, e também a diretora do campus Sena Madureira, Italva Miranda da Silva.

Segundo Rosana Cavalcante dos Santos, devido instalação da Rede Federal no Acre ter acontecido apenas em 2010, o Ifam foi o responsável por auxiliar na implantação do Ifac nos municípios acrianos, assim como também gerenciar as obras de construção dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Sena Madureira.

“Após eu ter assumido a Reitoria do Ifac, o Venâncio contribuiu imensamente para que a obra em Sena Madureira fosse concluída. Se ele não tivesse o espírito de Rede Federal e também não entendesse que sem o campus do Ifac as vidas em Sena Madureira não seriam transformadas, ele não teria assumido esse compromisso tão sério. Agradeço muito ao Venâncio por ele ter partilhado conosco essa caminhada e hoje essa vitória”, afirmou a reitora.

A homenagem feita pela reitora do Ifac a todos os servidores do campus Sena Madureira, em nome da diretora-geral Italva Miranda da Silva, também foi entregue durante a cerimônia. De acordo com Rosana, o empenho e dedicação dela, dos servidores e estudantes da unidade, contribuiu para que o trabalho continuasse sendo desenvolvido com qualidade. “A Italva teve um papel fundamental durante todo esse processo, pois nos ajudou a manter a esperança e o sonho de todos os servidores e estudantes de que a obra seria concluída. Foi graças a esse empenho que chegamos ao dia da inauguração da sede definitiva do campus Sena Madureira”.

Histórico do campus – As atividades do Ifac em Sena Madureira tiveram início em julho de 2010, na Escola Municipal Messias Rodrigues, com aulas nos cursos técnicos em Agroecologia e Cooperativismo, que aconteciam no período noturno.

As obras para construção da sede definitiva do campus tiveram início em outubro de 2010, sob a responsabilidade do Instituto Federal do Amazonas, mas devido a paralisações na obra a construção não avançou.

Porém, para que as atividades e atendimento aos estudantes tivessem continuidade, o campus acabou funcionando em prédios cedidos e alugados, como o Centro de Educação Permanente de Sena Madureira (Cedup), a Escola Municipal Maria de Fátima e o prédio da Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Em 2015, já como reitora do Instituto Federal do Acre, Rosana Cavalcante dos Santos retoma o diálogo com o Instituto Federal do Amazonas, responsável pela obra do campus Sena Madureira, e dá início a contratação de uma nova empresa para executar os trabalhos de construção. Em março de 2016, a obra é retomada.

A sede definitiva do campus Sena Madureira conta com 4,5 mil metros quadrados de área construída, nove salas de aula, sete laboratórios de biologia, física, informática, nutrição animal, química e zootecnia, além de auditório, piscina semiolímpica, biblioteca e quadra poliesportiva. O novo espaço tem ainda capacidade para atender cerca de 1,2 mil estudantes.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br