Equipe do IFPI é finalista da etapa latino-americana da Imagine Cup

Uma equipe do Instituto Federal do Piauí (IFPI) é uma das 13 finalistas da etapa latino-americana da 16ª Imagine Cup, competição global da Microsoft. O evento será realizado no período de 22 a 24 de maio, em São Paulo.

O projeto do IFPI é desenvolvido pelas estudantes de eletrônica Luize Cristine da Silva e Sara Sampaio de Macedo e pelo egresso Francisco Vinícius Teles Rocha, membros do Labiras (Laboratório de Automação, Robótica e Sistemas Inteligentes) do Campus Teresina Central, sob a orientação do professor Francisco Marcelino.

“Nosso projeto consiste numa prótese de um braço com interação com nuvem virtual, que torna a adaptação e recuperação mais lúdica e divertida. Um dos diferenciais é que usamos a gamificação para obtenção de dados e ajuda no processo de adaptação à prótese”, explica o professor.

Para participar e chegar à etapa final, todas as equipes produziram um vídeo de até dez minutos falando sobre uma solução na área de tecnologia e sobre como a computação em nuvem pode ajudar no desenvolvimento da inovação. Também apresentaram uma breve descrição do projeto e um protótipo executável, no site da Imagine Cup.

Em seguida, os trabalhos foram analisados por uma banca examinadora formada por executivos da Microsoft e convidados especialistas em empreendedorismo e startups, que definiram os treze projetos finalistas (8 brasileiros, 3 mexicanos, 1 argentino e 1 chileno).

Na grande final da etapa da América Latina, serão escolhidos os três melhores projetos que irão representar o continente na final mundial, com viagem internacional e todos os custos pagos. No total, 34 times do mundo inteiro estarão pleiteando espaço na fase final, que será realizada em Seattle, EUA, no mês de julho.

Premiação – A grande campeã da Imagine Cup 2018 será premiada com mais de US$ 100 mil dólares, somando dinheiro, viagens e créditos em nuvem, como subsídio para desenvolvimento do projeto, além de mentoria de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

A iniciativa da Microsoft tem o intuito de conectar estudantes de todo o mundo e fornecer a eles ferramentas, recursos e experiências que transformem ideias inovadoras em realidade. “A Imagine Cup recebe projetos com um enorme potencial de negócios, ideias inovadoras que respondem a demandas concretas. A Microsoft acredita que o empreendedorismo é a mola propulsora do desenvolvimento do país e, por isso, é uma prioridade para nós”, afirma Rodrigo Dias, Gerente de Inovação e responsável pela Imagine Cup na América Latina.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br