Aluna do CPII vence Olimpíada Nacional de Neurociências

No início deste mês, a aluna Iara Ribeiro Costa conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN). Com esse resultado, é a terceira vez consecutiva que uma aluna Colégio Pedro II vence esta competição.

O evento foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contou com a participação de estudantes de diversas cidades brasileiras. O comitê do Rio de Janeiro foi representado pelas alunas Úrsula Iris Caetano e Gabriele Domingos Jardim, do Campus Engenho Novo II, e Iara Ribeiro Paiva, do Campus Niterói, medalhistas na etapa regional e orientadas pelas professoras Camila Marra e Mônica Narciso.

Os competidores foram submetidos a uma bateria de provas práticas e teóricas, abrangendo os conteúdos de neuroanatomia, neurofisiologia, neurociências básicas e neuroclínica. Outra importante atividade foi a participação no I Simpósio Brasileiro de Neurociências, onde todos tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas por pesquisadores renomados na área das neurociências.

As alunas também se destacaram nos resultados parciais. No módulo “Live Questions”, Úrsula e Iara conquistaram o primeiro lugar, seguidas da aluna Gabrielle com o segundo lugar.

A ex-aluna do CPII, Hellen Souza, campeã nacional da OBN em 2017, também esteve presente participando do evento simultâneo “I Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos” (OBNG) e saiu com a medalha de prata. Hellen agora é aluna do curso de farmácia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na próxima etapa, Iara será a única representante brasileira na International Brain Bee, que será realizada em Berlim – Alemanha, de 5 a 9 de julho de 2018. Nas duas últimas edições, o Brasil foi representado pelas alunas do CPII Lorrayne Isidoro, em 2016, e Hellen de Souza, em 2017. Elas ficaram em 18º e 11º lugar, respectivamente.

Legenda: Premiação do resultado parcial do módulo “Live Questions”. Da direita para a esquerda Úrsula Iris Caetano e Iara Ribeiro Costa. Na extremidade esquerda a aluna Gabrielle Domingos

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Pedro II

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br