IFPB está entre 50 maiores depositantes de patentes do Brasil

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é destaque no ranking de Patentes de Invenção. No relatório divulgado nessa semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), entre os 50 maiores depositantes residentes no Brasil, o IFPB está em 22º lugar, com 21 patentes de invenção. O IFPB é o primeiro entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nesse ranking, onde também aparece o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Até o momento, o IFPB tem um total de 33 patentes depositadas, 30 programas de computador registrados e cinco marcas registradas. Entre os campi com maior número de patentes, estão João Pessoa, Sousa, Campina Grande e Cabedelo. Há patentes que foram desenvolvidas em colaboração intercampi e também em parceria com outras instituições de ensino.

O Diretor de Inovação Tecnológica (DIT) do IFPB, Maxwell Anderson Ielpo do Amaral, ressalta que a motivação para esse salto que o IFPB deu em três anos na área está no envolvimento crescente dos agentes de inovação nos campi. “Em um ano, mais do que dobramos, o que mostra um grande trabalho de divulgação das políticas de inovação, da importância de se registrar as patentes, os programas e as marcas”, ressaltou.

Entre os depósitos, estão invenções de professores, técnicos e estudantes. Segundo o diretor da DIT, a engenharia é a área que tem maior número de patentes registradas. Na listagem do IFPB, há muitas invenções da área de Telecomunicações, soluções que podem auxiliar a vida de pessoas com deficiência, desinfecção da água por energia solar, e até patentes relacionadas ao saneamento básico e adestramento de animais.

O estudo “Indicadores de Propriedade Industrial 2018” expõe os indicadores de todos os serviços do INPI e, pela primeira vez, apresenta as patentes e os registros de marcas, desenhos industriais e indicações geográficas vigentes. Em 2017, o INPI recebeu 28.667 pedidos de patentes. Para as patentes de invenção, houve crescimento de 5,4% dos pedidos de residentes.

De acordo com o professor Maxwell, a experiência positiva do IFPB na inovação vai ser tema de palestra no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Connepi), em Pernambuco. Ele ressalta que, hoje, a inovação tem 12 macro ações no IFPB e que, na nova gestão da Reitoria, deverá alcançar mais de 20 macro ações, impulsando a inventividade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br