LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Campus Várzea Grande realiza ação de projeto solidário em lar de idosos

No início deste mês, 33 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Várzea Grande do Instituto Federal do Mata Grosso (IFMT) realizaram a primeira ação do Projeto IF Solidário visitando o Lar dos Idosos São Vicente de Paula.

Idealizado pela professora Saiani Zarista e pela assistente social Carminha Visquetti, o projeto será desenvolvido ao longo de todo ano letivo, com visitas mensais em locais escolhidos pelos estudantes voluntários.

O Lar dos Idosos São Vicente de Paula foi o primeiro local visitado e contou com a colaboração do professor Diego Rezende, que auxiliou os estudantes a desenvolverem o conteúdo de educação física adaptada. Segundo Diego, essa prática teve como objetivo vivenciar a educação física para pessoas com limitações tanto físicas, quantos psíquicas. "Neste sentido, foi possível visualizar a atuação dos alunos no envolvimento com os idosos que possuem diversas limitações e, por fim, os alunos conseguiram praticar os conteúdos abordados em sala de aula", explicou.

Para Saiani, a primeira ação "foi uma prática de muito 'tato humano', pois possibilitou aos discentes uma vivência diferenciada da realizada no cotidiano".

Os alunos realizaram várias atividades durante a visita, tais como "dia da beleza", "manutenção da horta orgânica" e "atividades físicas e de dança". Segundo ela, "tanto os alunos quanto os idosos estavam bem à vontade e houve uma boa interação".

"Os estudantes tiveram uma outra visão sobre o funcionamento de um lar que abriga os idosos; também constataram que são seres humanos que necessitam de muita afetividade, uma vez que seus familiares, muitas vezes, não os visitam. No quesito afeto e carinho, nossos estudantes, se saíram muito bem, porque pude perceber nos olhos dos idosos a alegria de terem uma manhã diferente, alegre e amorosa", afirmou Saiani.

De acordo com Carminha Visquetti, o principal objetivo do projeto é possibilitar aos estudantes o contato com outras realidades, desenvolver o protagonismo juvenil, além de incentivar a colaboração, compreensão e solidariedade.

"É o momento também em que incentivamos os jovens a participarem como voluntários nas instituições visitadas", finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br