LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Institutos Federais são pauta de série de reportagens da TV Escola

Três unidades do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) receberam no último mês a equipe da TV Escola de Belo Horizonte.

Ouro Branco, Ribeirão das Neves e Formiga estão entre os treze campi visitados pelo canal, que está produzindo uma série especial sobre a formação técnica nos Institutos Federais do país.

As gravações devem ir ao ar no final de 2018. Nas ocasiões, os jornalistas da TV foram acolhidos pelos estudantes e servidores que lhes mostraram as instalações e diversos projetos de pesquisa e extensão.

O professor Lawrence de Andrade Magalhães Gomes, diretor-geral do campus Ouro Branco, ressaltou a alegria de receber a equipe da TV Escola. Para ele, é gratificante, pois mostra o reconhecimento pelo trabalho realizado por todos que fazem parte da instituição.

“A TV Escola tem um papel muito importante na defesa da Educação. É um privilégio receber esta equipe e mostrar nossa estrutura, vários dos projetos que vêm sendo desenvolvidos por nossa comunidade acadêmica e, sobretudo, o potencial e maturidade de nossos estudantes”. Afirmou.

O professor Charles Diniz, diretor-geral do campus Ribeirão das Neves, considera a visita da TV Escola como um marco importante, tanto para o IFMG como para os campi visitados.

"Termos o campus entre os treze é motivo de orgulho para todos! Certamente o IFMG vem se destacando na Rede, fruto do trabalho de todos e de cada um de nós."

O convite para fazer parte da série da TV Escola trouxe para o diretor do Polo de Inovação do IFMG (situado no campus Formiga), professor Alexandre Pimenta, a "certeza de que o IFMG e o Polo de Inovação estão no caminho certo ao incluírem estudantes do ensino técnico e da graduação em pesquisas científicas. Ao mesmo tempo em que colocam em prática o aprendizado adquirido na sala de aula, os estudantes participam também da criação de novas ideias ao estarem face a face com professores e pesquisadores qualificados. Essa junção de conhecimentos promove o desenvolvimento de novas tecnologias que irão futuramente beneficiar o país."

TV Escola – O canal de televisão é do Ministério da Educação (MEC), sintonizado por antena parabólica, destinado aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender.

Criado em setembro de 1995, foi ao ar oficialmente para todo o Brasil em 4 de março de 1996. Em dezembro de 2003, a TV Escola realizou uma das primeiras transmissões de TV digital por IP, através de um projeto experimental denominado TV Escola Digital Interativa (TVEDI). A TV Escola exibe 24 horas diárias de séries e programas educativos, que estão divididos em cinco faixas temáticas, que recebem os seguintes nomes: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Salto para o Futuro e Escola Aberta. Também são produzidos programas de cursos de língua estrangeira (inglês, espanhol e francês). Todos os programas produzidos pela TV Escola são distribuídos gratuitamente pela internet.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br