LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Equipe do IFG constrói primeira caixa de areia de realidade aumentada do Estado de Goiás

Ar Sandbox ou caixa de areia de realidade aumentada! É a primeira vez que este equipamento é produzido no Estado de Goiás e tudo isto é fruto de um trabalho que teve duração de cerca de um ano, sendo orientado pela professora do Instituto Federal de Goiás (IFG) - campus Valparaíso Danielle Pereira e produzido pelos estudantes Henrique Luft, técnico integrado em Automação Industrial, e Carlos Daniel de Godoy, técnico integrado em Mecânica.

A Ar Sandbox é um recurso didático que pode ser utilizado para o aprendizado e a visualização em 3D de formas de relevo e bacias hidrográficas.

O dispositivo criado utiliza uma série de ferramentas e materiais: softwares (Vrui, Kinect e SARndbox), kinect, projetor, caixa em MDF (1mx0,75m) e areia. O projeto Uso da Realidade Aumentada como Recurso Didático da Geografia faz parte de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM).

O aluno Carlos Godoy explica sobre a importância de ter participado da iniciativa. "Nunca fiz algo que eu considere tão importante como isto, algo que sei que vou lembrar, que vai ser útil".

A Ar Sandbox foi inventada pela Universidade da Califórnia em Davis, Estados Unidos, que disponibiliza os softwares gratuitamente para quem desejar criar o protótipo.

A caixa de areia interativa é um sistema que cria fisicamente modelos de topografia, que são digitalizados em um computador em tempo real e utilizados como pano de fundo para uma variedade de efeitos gráficos e simulações.

Segundo a Universidade de Califórnia em Davis, o projeto realizado pelos estudantes é o primeiro registrado no Estado de Goiás e segundo na região Centro-Oeste.

Sobre o PIBIC-EM desenvolvido, a professora Danielle conta: "É um recurso didático que pode ser utilizado nas disciplinas de geografia e de matemática" e destaca: "O projeto pode ser utilizado na Semana de Ciência e Tecnologia e, também, no Conhecendo o IFG (ambos são ações do campus Valparaíso que recebem estudantes de escolas da região e têm entre seus objetivos apresentar algumas das atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica)”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Goiás (IFG)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br