LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Ifap assina termo de cooperação para certificação indígena

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) assinou durante a 14ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas do Oiapoque, realizada na aldeia do Espírito Santo, em agosto, termo de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisa e Formação dos Povos Indígenas (Iepé).

O objetivo é certificar como Técnicos em Meio Ambiente indígenas que concluíram curso Agentes Socioambientais Indígenas ofertado pelo Iepé. A certificação beneficia 80 indígenas das etnias Karipuna, Galibi, Palikur e Wajãpi.

Participaram da assinatura do termo de cooperação a reitora Marialva Almeida, 53 caciques de aldeias indígenas do Oiapoque, representantes do instituto Iepé, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Diretoria de Educação a Distância do Ifap, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Articulação para Formação Indígena no Amapá. A cooperação foi articulada pela Proen e teve início em fevereiro de 2017, através de um pedido realizado pelo Iepé ao Ifap.

Integrantes da aldeia Wajãpi, de Serra do Navio, que serão certificados como técnicos em Meio Ambiente, viajaram cerca de 500 quilômetros para participar da solenidade e agradecer, pessoalmente, ao Ifap.

A reitora afirmou que a assinatura representa um marco para as práticas de inclusão e oportunidades do Ifap, que, de acordo com a gestora, é uma instituição que "busca continuamente ampliar suas suas iniciativas em favor da inclusão. Nesse sentido, nosso esforço para a transformação do campus avançado do Oiapoque em campus autônomo é estratégico para atendermos ainda melhor a população indígena do Amapá".

Para o pró-reitor de Ensino, Romaro Silva, o termo representa a concretização de um sonho da instituição em contribuir com a formação dos povos indígenas, além de abrir precedentes para a ampliação de cursos nos mais diversos níveis, para os próximos cinco anos.

“Nos últimos seis meses nos dedicamos em construir os projetos pedagógicos que poderiam atender os povos indígenas e ter um impacto positivo na rotina do campus”, afirmou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Amapá (Ifap)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br