LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Alunos do IFMA desenvolvem pesquisa que utiliza caroço de açaí para produção de tijolos

Três estudantes e um professor do Curso Técnico em Florestas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Imperatriz acharam uma solução viável para o uso do caroço descartado pelos pontos de venda de açaí na cidade.

Eles testaram a utilização do material no lugar da lenha como fonte de energia na queima para a produção de tijolos de cerâmica.

A pesquisa foi apresentada este mês, no espaço do Planeta Tech, no Universo IFMA, realizado em São José de Ribamar.

A pesquisa intitulada “Caroço de açaí como fonte de energia alternativa na produção de tijolos nas olarias da cidade de Imperatriz-MA” foi desenvolvida pelo professor Roberto Peres da Silva, que é químico, e pelos alunos Daniele Barros, Higor de Amorim e Karollyne Lima.

Eles queriam achar uma destinação mais adequada para os caroços, que costumam ser armazenados em sacos e entregues à coleta da cidade para serem depositados em aterros ou, ainda pior, descartados irregularmente em terrenos baldios.

Os estudantes resolveram, então, testar o uso desse material na produção de tijolos artesanais de cerâmica, já que Imperatriz é polo de fabricação do produto. Para a equipe, os resultados da pesquisa foram satisfatórios.

“O caroço de açaí se mostrou 20% mais eficiente que a lenha. O poder calorífico dele é bem maior. Conseguimos produzir um milheiro de tijolos com apenas 0,82m³ de caroço de açaí, enquanto que para produzir a mesma quantidade de tijolos, gastamos mais, 1m³ de lenha”, explicou Daniele Barros.

Além disso, os alunos também descobriram que poderiam incorporar as cinzas da queima do caroço de açaí aos próprios tijolos. “O tijolo com cinza de caroço de açaí se mostrou mais resistente em testes de prensa. Acreditamos na viabilidade, pois a produção artesanal poderia garantir a absorção dos caroços descartados e ainda baratear o custo da fabricação”, relatou Higor de Amorim.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br