LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Campus Santana do Ifal abre as cancelas de sua Fazenda Experimental para um dia de integração com a sociedade

O campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Santana do Ipanema continua a colher os frutos da parceria bem-sucedida com a Embrapa Algodão, após visita à sede da empresa em Campina Grande, na Paraíba.

A instituição é pioneira em inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira. Do início da cooperação surgiu um desafio: resgatar a cultura do algodão, presente em momentos históricos de prosperidade da economia do município de Santana do Ipanema. As sementes das espécies de algodão branco e colorido, de amendoim e de gergelim foram lançados no solo da Fazenda Agropecuária Experimental, com a colheita acontecendo de forma satisfatória.

Agora, novos passos serão dados. Para dividir o conhecimento na agropecuária, no próximo dia 18 as cancelas da Fazenda serão abertas para um dia de integração com estudantes, profissionais da área, agricultores e demais interessados na arte de desenvolver uma agropecuária sustentável no sertão, criando uma relação mais harmoniosa do homem com o semiárido.

O grande objetivo do encontro é oferecer novas alternativas de cultivo aos produtores locais, possibilitando o desenvolvimento regional, marca da missão do Ifal na região.

"Vimos a oportunidade de expandir nossa parceria com a Embrapa Algodão, trazendo para os produtores locais melhores práticas agrícolas, com mecanismos voltados à gestão de risco e à possível introdução de Plantio Direto e o Sistema ILPF, que já demonstraram ter viabilidade na região", destacou Augusto Araújo, coordenador de Gestão Agropecuária do campus Santana.

Na programação do evento há espaço garantido para apresentação das culturas trabalhadas pela Embrapa Algodão, como amendoim, gergelim, milho e diversas espécies de algodão, com orientações importantes para melhoria no sistema produtivo, através da implantação do cultivo em sistemas integrados, baseado na tecnologia do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), desenvolvida pela Embrapa.

A programação se divide entre o auditório do campus, que recebe palestras durante a manhã, e a visita à Fazenda Agropecuária Experimental, que acontece à tarde. A iniciativa reforça o potencial que a Fazenda tem para educação ambiental numa região em que a atividade agropecuária é uma das mais importantes para os sertanejos. Não será necessária a inscrição no evento e os interessados precisam apenas comparecer no campus Santana às 8h do dia 18 de outubro. Participe!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br