LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Ifac é a primeira instituição no Acre a integrar Anprotec

Durante a 28ª Conferência Anprotec em Goiânia (GO), entre os dias 17 a 20 de setembro, o Instituto Federal do Acre (Ifac) recebeu o certificado de associado na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Pedro Soares e o coordenador das incubadoras, Reinaldo Siqueira participaram do evento. O Ifac é a primeira instituição no Acre a se associar na Anprotec, passando a representar o estado na associação nacional.

Anprotec – A associação reúne cerca de 370 incubadoras/associados de todo o Brasil anualmente para debater temas voltados à inovação e ao empreendedorismo, além de qualificar as equipes na metodologia do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne).

O Cerne é uma metodologia desenvolvida pela Anprotec com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a gestão de incubadoras com foco na inovação e empreendedorismo. O modelo de gestão apresenta boas práticas a serem adotadas e já se estabeleceu como modelo de referência em gestão de incubadoras.

Para o coordenador do NIT, a participação na conferência é importante pois proporciona conhecer experiências de incubadoras de todo o país. “A conferência anual da Anprotec agrega os stakeholders de todo o processo de inovação no Brasil. Nesse evento, temos a oportunidade de estar conversando com pessoas que estão no topo desse processo, ter amplo contato com gestores de incubadoras e de núcleos de inovação tecnológica”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador do NIT, “como associados, agora podemos fazer a capacitação na metodologia Cerne, que é uma metodologia especifica para gestão de incubadoras. Além disso, a partir de agora estamos inseridos a nível nacional nesse movimento. O Acre era o único estado do Brasil que ainda não aparecia no radar da Anprotec como tendo uma incubadora de base tecnológica.”

Durante a conferência, os servidores ainda participaram em minicursos sobre o Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e os ambientes de inovação e sobre a incubação de negócio tecnológico com impacto social.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese, “é importante que o Ifac seja associado porque lá estão todas as instituições que trabalham com inovação e empreendedorismo e tudo de novo que ocorre na área. Agora também teremos oportunidade de capacitar os novos integrantes da Incubac que está em expansão para as unidades do Ifac, além do campus Rio Branco. Por isso, em 2019, já queremos levá-los na conferência para que se familiarizem, adquiram a expertise da importância disso para os nossos servidores e próprios alunos”, comentou.

Incubac - Recentemente, a Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac) que só trabalhava com empreendimentos da economia solidária, passou a acompanhar também empreendimentos de base tecnológica.

Conforme explicou o coordenador de incubadoras do Ifac, Reinaldo Siqueira, a Incubac, atualmente acompanha cinco empreendimentos sociais, dois empresariais e um de base tecnológica e está em processo de seleção de negócios inovadores de base tecnológica. “O processo de seleção vai durar até dezembro com várias capacitações para modelar as ideias. Por fim, as dez melhores serão incubadas”, garantiu.

Além disso, há previsão de implantação de núcleos da incubadora nos campi Tarauacá, Sena Madureira e Xapuri.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Acre (Ifac)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br