LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

IFRO promove Congresso Amazônico de EaD

O Instituto Federal de Rondônia promove nos dias 7, 8 e 9 de novembro o I Congresso Amazônico de Educação a Distância – Região Norte, a 6ª edição do Seminário de EaD do IFRO e IV Workshop GPED (Grupo de Pesquisa em Educação a Distância).

O tema central deste ano é “Educação a Distância: Novos caminhos”. As atividades irão ocorrer nos auditórios dos campi Porto Velho Calama e Porto Velho Zona Norte.

São aguardadas cerca de 300 pessoas, incluindo representantes de outros estados da Região Norte, entre professores, estudantes, tutores, pesquisadores e demais interessados na temática educação a distância.

A abertura do evento será no dia 7/11, às 19h30, no auditório do campus Porto Velho Calama. O evento contará com palestra intitulada “As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), a colaboração e aprendizagens compartilhadas" a ser ministrada pela Professora Kátia Morosov Alonso (UFMT).

O evento reflete sobre os novos caminhos que a educação a distância vem delineando no século XXI seja no campo metodológico, curricular, tecnológico, formativo, de gestão e/ou de políticas, considerando a evolução das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), bem como, as ferramentas e modelos empregados no processo ensino-aprendizagem a partir das TICs.

A organização é da Diretoria de Educação a Distância (DEAD/Reitoria/IFRO), com a colaboração de todos os campi. Realizado desde 2011 o Seminário de EaD iniciou como atividade de calendário do campus Porto Velho Zona Norte, por ser a unidade que oferta cursos nessa modalidade, além de contar com um quadro de servidores com formação na área.

Em 2017 o público alcançado foi estimado em aproximadamente mil pessoas inscritas nas 20 atividades em formato itinerante, como: visita técnica, aula-barco, oficinas, minicursos, palestras, talkshow, e contou com vários parceiros, além de angariar brinquedos para crianças com câncer, uma ação de cunho social que amplia o atendimento a comunidade externa e fortalece os valores da Instituição.

“Com a inclusão da EaD como uma área estratégica do IFRO e como um esforço no sentido de institucionalizá-la, em 2018, a Diretoria de Educação a Distância passou a realizar o I Congresso Amazônico de EaD”, explicou o Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior. Haverá durante o evento palestras, oficinas, mesa redonda, apresentação de artigos e sessão de pôsteres.

Oficinas e Minicursos - Dentre as oficinas previstas na programação estão: Facebook como ferramenta pedagógica; Construção de recursos pedagógicos para alfabetização no sistema Braille; Ferramenta de avaliação da qualidade EaD – SAAS; Interpretação de texto em Língua Portuguesa escrita para surdos; Gestão em Educação e os sujeitos da EaD; Técnicas de tradução e interpretação de LIBRAS/Português.

Minicursos também serão ofertados durante o evento, dentre eles: História em Quadrinhos (HQ); Diretrizes para elaboração de projeto de pesquisa; Produção de texto dissertativo argumentativo; Ferramentas do Google; A produção de vídeo para redes sociais.

Clique aqui e acesse a programação completa!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br