LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Curso do IFMA está entre os melhores do Brasil

O curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Imperatriz, obteve o CPC contínuo 3,8940 (média 4) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), sendo considerado a oitava melhor graduação de Engenharia Elétrica do Brasil e a melhor da Região Nordeste.

No Brasil, universidades, faculdades e centros universitários são avaliados por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), que considera a média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado.

Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é a nota específica de cada curso de graduação. As notas vão de 1 a 5. Cursos com notas 4 e 5 são considerados excelentes e aqueles com notas na faixa abaixo de 3 são insatisfatórios.

No ciclo de avaliação considerado, que é o de 2017 (Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins), cursos de engenharia foram avaliados, assim como de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Pedagogia, Geografia e Sistema de Informação. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia em Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

O curso de Engenharia Elétrica também é ofertado pelo campus São Luís – Monte Castelo, que obteve média 3 no CPC.

Resultados do CPC 2017 – O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o cálculo do CPC leva em conta o desempenho dos estudantes formandos no Enade, o valor formado pelo indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), a avaliação do corpo docente no Censo da Educação Superior, além de dados obtidos com o Questionário do Estudante relativos a infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Dos cursos avaliados em 2017, 38,3% ficaram nas faixas 4 e 5, e 52% estão na faixa 3.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br