Projeto do IFSP dá exemplo de sustentabilidade

O projeto “Sistema de irrigação automatizado: reaproveitamento da água de condicionadores de ar do campus Catanduva”, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), utiliza a água desperdiçada pelos aparelhos de ar-condicionado para irrigar as hortas e jardins do campus.

Jair de Martin Júnior, professor orientador da pesquisa, conta que um condicionador de ar goteja, em média, vinte litros de água por dia útil. “Nossa instituição, no caso, possui cerca de 120 aparelhos que gotejam um grande volume de água que poderia ser destinado para um uso benéfico à comunidade em geral.”

Como parte da disciplina - Projeto Integrado em Mecatrônica do curso Técnico em Mecatrônica integrado ao ensino médio - os alunos realizaram o levantamento bibliográfico sobre o tema. Depois, projetaram e construíram um sistema de armazenamento e distribuição da água.

O sistema, que coleta e armazena água de 13 aparelhos condicionadores de ar, é constituído de tubos e conexões de PVC e de uma caixa de água. Já a irrigação é subordinada a um microcontrolador que aciona, em tempos definidos pelo operador, uma bomba periférica. Essa, por sua vez, realiza a distribuição da água armazenada na caixa para uma horta destinada para o plantio de temperos, como cebolinha, salsinha, pimenta e alho.

Os próximos passos, explica o docente, são a ampliação do sistema, utilização de sensores, por exemplo, sensor de umidade do solo, para melhorar o desempenho, e implementação de um modelo de supervisão remota do sistema.

A expectativa é que o sistema irrigue uma nova horta, ainda maior, planejada para abrigar verduras e hortaliças. “A primeira horta foi planejada e construída por nosso grupo. Diante disso, prevemos que o protótipo inicial proposto por nós possa ser adotado também na construção da horta maior. Vale ressaltar que todos os alimentos produzidos serão destinados no refeitório do campus, contribuindo, assim, com a alimentação saudável de nossos alunos”, ressaltou o docente.

Luís Antonio Gambatti Júnior, Mariana da Silva Alves, Nicolas Tobias de Oliveira Pavin, Renato Jorge Araujo e Thomas August Colombo, com idades entre 17 e 18 anos, afirmam que a participação no projeto lhes deu a sensação de dever cumprido por devolverem à instituição os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Jair explica que o projeto não apenas está ligado à indústria, mas também ao ramo da agricultura e sustentabilidade. O trabalho busca atender também ao Plano de Logística Sustentável do IFSP (PLS), que cumpre com o Decreto nº 7.746/2012.

Assista ao vídeo do projeto aqui!

Conheça outros projetos divulgados no "Meu câmpus tem"!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br