LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Alunas do IFPI recebem premiação em Concurso de Redação da Defensoria Pública

As alunas Aryanny Dantas Dutra e Rainaira Rodrigures dos Santos, e a professora de Língua Portuguesa Nereyda Áurea de Carvalho Santos, todas do campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI), receberam, este mês, o prêmio do 4º concurso de Redação da Defensoria Pública da União, em solenidade realizada na sede da DPU em Teresina. As estudantes participaram do concurso de redação na Categoria Redação II: alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos - EJA seriado - do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Arianny Dantas Dutra, do curso médio integrado ao técnico em Administração, foi classificada em segundo lugar, e Rainaira Rodrigues dos Santos, do mesmo curso, ficou em terceiro lugar. Ambas receberam uma medalha de honra e um certificado. A professora Nereyda Áurea foi agraciada com uma placa de honra, duas medalhas e certificado por ter orientado as redações das alunas vencedoras.

Com o tema "Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à justiça", o concurso teve o objetivo de despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos, nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e do sistema socioeducativo.

Diante dos objetivos do concurso, a Direção de Ensino do campus Oeiras mobilizou alunos e professores para que participassem, já que o campus desenvolve um projeto de ensino intitulado "Laboratório de Leitura e Produção de Textos”, que tem por objetivo oferecer aos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico a oportunidade de desenvolver as habilidades de escrita e oralidade. Com o projeto, os estudantes exploram o universo da leitura através da interpretação e aplicação dos recursos expressivos das linguagens na relação entre textos e seus contextos, numa conciliação com o desenvolvimento da prática da escrita.

O “Laboratório de Leitura e Produção Textual” é coordenado pela professora Nereyda Áurea e funciona semanalmente, com duas aulas, e reforça os estudos de leitura e produção de textos. Durante as aulas são realizadas reescrituras individuais e coletivas de textos dissertativo-argumentativos escritos pelos alunos, além de debates sobre temas em destaque na realidade oeirense, brasileira e internacional, que auxiliam na formação e no desenvolvimento intelectual e crítico dos educandos capacitando-os, principalmente, para a produção textual exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A temática do concurso "Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à justiça" foi desenvolvida nas aulas do laboratório sendo orientado pela professora Nereyda Áurea, que na oportunidade buscou motivar e envolver os alunos para a participação no concurso. A professora também buscou a contribuição e a participação do professor de Filosofia Nilson Camelo, que ministrou uma discussão introdutória sobre a Declaração dos Direitos Humanos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br