LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Projeto do IFMS aborda paisagismo e ambientação

A apropriação do espaço urbano é o tema de um projeto de extensão desenvolvido pelo Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que reúne servidores, estudantes e a comunidade local.

Intitulado “Oficinas comunitárias de paisagismo e ambientação”, ele busca despertar o interesse da comunidade pelo tema. Entre as atividades previstas estão entrevistas, oficinas e execução de um projeto paisagístico. Os participantes receberão certificado.

No último sábado, 28, foi promovida a primeira parte das oficinas do projeto, no bairro Vila Angélica 2, em Jardim. As demais oficinas serão realizadas no mês de novembro e são abertas a todos os interessados. A atividade teve a participação de profissionais de diversas áreas, que abordaram temas como pertencimento social, engajamento comunitário e preservação ambiental.

A iniciativa está relacionada à busca pela qualidade de vida em centros urbanos. “Pretendemos melhorar a estética, ocupação e apropriação de alguns espaços, considerados vazios urbanos, por meio das oficinas comunitárias de paisagismo, ferramenta útil na melhoria da qualidade ambiental em áreas urbanas”, explica a coordenadora do projeto, Joyce Oliveira, docente de Geografia do Campus Jardim.

O projeto se concentra no uso do paisagismo como instrumento para a qualidade ambiental urbana por meio da elevação da umidade devido à arborização do local, associada à diminuição do calor e da erosão, melhoria na drenagem da água e preservação ambiental. 

O objetivo é mostrar a importância da construção de áreas verdes nos ambientes urbanos, possibilitando a integração do homem com o meio ambiente. O projeto visa apresentar uma possibilidade de interação da comunidade com seu espaço físico por meio das oficinas.

As ações também permitirão a constituição de um espaço, antes abandonado, para o lazer da população. “A proposta está centrada no bem-estar e uso da comunidade, visando empregar o paisagismo funcional, criando espaços de lazer e utilizando espécies de plantas comestíveis e frutíferas”, comenta Joyce 

Oficinas – A continuidade prevê a plantação de arvores, instalação de bancos e lixeiras no local. “A ação será feita pelo IFMS e pela comunidade, em conjunto. Planejamos de uma forma que, caso a Prefeitura Municipal queira implantar uma praça no espaço, as melhorias não precisem ser retiradas”, comenta a docente.

Após a atividade, os integrantes continuarão a auxiliar a comunidade no controle de ervas daninhas, limpeza do espaço e acompanhamento do crescimento das plantas do local. O projeto conta com estudantes do curso técnico integrado em Edificação e da graduação em Arquitetura.

Extensão – A iniciativa foi contemplada no edital nº 12/2019, voltado à seleção de propostas extensionistas, com a concessão de bolsas estudantis e auxílio financeiro. Foram selecionados 34 projetos de extensão a serem desenvolvidos com fomento institucional, entre maio e novembro deste ano, nos campi do IFMS.

O recurso total disponibilizado chega a quase R$ 220 mil.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br