Projetos do IFSC adaptam obra de Shakespeare para Libras

Um dos autores mais conhecidos da literatura e do teatro mundial foi tema de dois projetos de extensão executados pelo Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Obras do inglês William Shakespeare, autor de clássicos como Romeu e Julieta, Hamlet e Otelo, foi traduzido e interpretado para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresentadas no campus e em outras instituições.

O projeto “Shakespeare: tradições e leituras dramáticas” foi o primeiro a ser executado, com apoio do edital para projetos de média duração da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex). Ele teve como objetivo realizar leituras dramáticas em Libras e português do romance Romeu e Julieta para fomentar a criação artística e instigar o interesse de jovens surdos e ouvintes pela leitura, além de também promover a acessibilidade cultural.

A equipe do projeto selecionou duas cenas principais da obra, que foram traduzidas para Libras em parceria com Ângela Russo, tradutora e intérprete do Signatores – um grupo de teatro com atores surdos com mais de 10 anos de experiência na área. A leitura dramática foi apresentada em dois eventos: nas comemorações pelo aniversário do campus, em 25 de setembro, e em um evento realizado no campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) no bairro Pedra Branca, em Palhoça, perto do IFSC.

Crianças – “Com a boa repercussão e resultados alcançados, a equipe resolver dar prosseguimento ao projeto, trabalhando com outra perspectiva”, conta o bolsista Mateus de Sousa.

Por isso, o grupo escreveu o projeto “Shakespeare para Crianças” que foi contemplado pelo edital para projetos de curta duração da Proex. Nessa iniciativa, a leitura dramática foi adaptada para contação de histórias, voltada para público infantil surdo e ouvinte.

Os dois projetos tiveram orientação da professora Adriana de Moura Somacal e tiveram como bolsistas, além de Mateus de Sousa, os estudantes Darley Goulart e Gabriela Viana. No total, aproximadamente 280 pessoas assistiram às apresentações.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br