Projeto do Campus Teófilo Otoni ajuda a produzir milhares de protetores faciais para a saúde pública da região

projeto teofilo3O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Teófilo Otoni, em parceria com o Comitê Técnico, Científico e Multidisciplinar de Assessoramento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus do Mucuri, está produzindo protetores faciais para profissionais da saúde em combate ao novo coronavírus em Teófilo Otoni e região.

O Projeto “Fabricação de protetores faciais em impressora 3D para proteção dos profissionais de saúde contra a COVID-19”, coordenado pelo professor de engenharia elétrica do IFNMG campus Teófilo Otoni, Luan Diego de Lima Pereira, concorreu e foi aprovado em edital que visa institucionalizar ações em curso e incentivar novos projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19). O recurso aprovado foi utilizado para a compra de duas impressoras 3D e insumos para a fabricação dos protetores.

A UFVJM começou a produção desses EPIs no final de março de 2020 e, até o momento, já produziu e distribuiu cerca de 5 mil protetores, que foram doados a estabelecimentos de saúde dos municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

Com a parceria entre o IFNMG e a UFVJM, serão produzidos mais 1500 protetores faciais até final de agosto, para continuar atendendo à demanda de equipamentos de proteção individual dos profissionais de saúde e segurança pública que estão à frente do combate ao coronavírus. Para a produção, estão sendo utilizadas seis impressoras 3D, no Laboratório de Ensino da Matemática, no Campus do Mucuri da UFVJM, com produção média de 50 protetores por dia, contando com a atuação de servidores do IFNMG e UFVJM.

Este projeto é uma das várias ações que vem sendo desempenhadas pelo Campus Teófilo Otoni para enfrentamento à COVID-19.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br