CEFET-MG lança podcast de divulgação científica “Salve Ciência”

Foi lançado, nesta terça-feira (7), o primeiro episódio do podcast de divulgação científica do CEFET-MG, Salve Ciência. Com o tema “Geopolítica”, o programa busca popularizar a compreensão da ciência, a partir de uma linguagem acessível e fazendo referências à cultura popular e situações concretas que vivenciamos.

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão, organizado pelo Departamento de Geografia e História, e que conta com professores, técnicos administrativos e estudantes das áreas de Humanidades, Linguagens, Comunicação Social e Divulgação Científica.

Segundo o coordenador do projeto, professor Raphael Santos, as narrativas dos episódios do podcast têm como ponto de partida elementos da cultura pop, como séries, filmes, jogos e redes sociais. “Os episódios sempre relacionam um ou mais conceitos científicos às experiências da cultura pop, vivenciadas pelos jovens. Acreditamos que, com essa estratégia de comunicação, seja possível demonstrar como a ciência está conectada ao nosso dia a dia e às vezes nem nos damos conta”, explica. “Além disso, essa dinâmica pode contribuir para uma compreensão de conceitos e noções científicas, de forma significativa e simples, sem contudo perder certa profundidade”.

A escolha por trazer esse conteúdo na forma de um podcast tem como cenário um crescimento do meio e características próprias dele: “o podcast é uma mídia on demand. Isso significa que o usuário pode acessar o produto desejado no momento que melhor lhe convir. Essa flexibilidade é importante para o público-alvo do nosso programa: jovens estudantes”, afirma Raphael. O professor cita dados da Associação Brasileira de Podcast, que em uma pesquisa de 2018 constatou que cerca de 64% dos ouvintes afirmaram prestar muita ou absoluta atenção durante o consumo dessa mídia. “Para uma comunicação da ciência eficiente, acreditamos que seja fundamental que haja atenção e concentração. Por isso, o podcast nos pareceu a mídia ideal para levarmos a cabo nosso projeto de divulgação científica”.

No primeiro episódio, Raphael e o professor Daniel Moreira discutem o conceito de geopolítica, tendo como ponto de partida a atual pandemia do novo coronavírus, e citando produtos como o filme “A Queda! As últimas horas de Hitler” e as animações “One Piece”, “Fullmetal Alchemist” e “Attack On Titan”. O programa conta ainda com uma participação da diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta.

De acordo com Raphael, divulgar a ciência é tarefa importante, e deve ser acompanhada de uma desmistificação da figura do cientista. “A sociedade normalmente produz e reproduz uma imagem muito distorcida sobre a ciência e os cientistas. Uma pesquisa internacional realizada através da análise de desenhos feitos por crianças mostrou que, independentemente do país de origem, o estereótipo predominante do cientista era o mesma: um homem branco, de cabelos grisalhos, de jaleco e óculos, trabalhando em um laboratório”, conta. “Essa visão estereotipada da ciência remonta ao século XIX e tem sua origem no modelo das ciências experimentais de laboratório. Nessa representação ainda muito recorrente no senso comum, o cientista é um sujeito isolado da sociedade, poderoso por possuir um saber que as ‘pessoas comuns’ não se têm acesso e cuja linguagem é hermética e inacessível”. Falar de uma maneira mais cotidiana e trazer uma diversidade para o que é considerado conhecimento científico são tarefas que o podcast busca trazer. “Em uma instituição vertical como o CEFET-MG, com estudantes em formação do ensino médio à pós-graduação, os professores têm o poder de promover a perpetuação de uma cultura científica na nossa sociedade, ou do seu esvaziamento. E nós queremos ajudar a promover uma cultura científica acessível e inclusiva”, afirma o professor.

Podcast

Podcasts são programas em áudio, disponibilizados pela internet, e que podem ser ouvidos no momento em que o ouvinte desejar.

Salve Ciência pode ser encontrado nas principais plataformas do gênero, como o SpotifyApple e Google Podcasts. O programa também pode ser escutado pelo link anchor.fm/cefetmg.

Saiba mais

Conheça o Salve Ciência: InstagramTwitter e Facebooka

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Cefet-MG

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br