IFPB participa de reunião do Fórum de Gestão de Pessoas do Conif

O IFPB participou nesta segunda-feira (13) de reunião do Fórum de Dirigentes de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Técnico, Científico e Tecnológico, realizada por meio de webconferência. O órgão trata das políticas de pessoal no âmbito da administração pública, uniformizando procedimentos e garantindo um tratamento isonômico aos servidores públicos e é coordenado pela servidora Débora Gonçalves de Lima (IFRO).

Uma das pautas abordadas na reunião foi o recadastramento das Ações Judiciais (AJ) no novo módulo proposto pelo Ministério da Economia (Portaria Normativa Nº 2, de 6 de Abril de 2017). A Diretora do Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Economia, Luiza Roland, explanou as características desse novo sistema e a importância de fazer a migração dos dados da folha de pagamento das decisões judiciais relativas à gestão de pessoas, uma vez que o antigo sistema (SICAJ) será desligado em dezembro. A expectativa é de que a migração para a o novo módulo de Ações Judiciais do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), elimine inconsistências e gere economia de recursos.

“Buscamos esse contato no Fórum para estreitar a relação e nos aproximar de uma forma mais intensa considerando que os institutos têm um grande quantitativo de ações judiciais pendentes de recadastramento. O sistema novo trouxe inovações e mais segurança no processo com relação ao quesito pagamento”, afirmou a Diretora Luiza Roland. O IFPB está dentre os institutos que possuem menor número de ações para recadastrar.

Outro destaque da reunião foi a apresentação do Módulo do Boletim de Gestão de Pessoas do Sigepe, uma ferramenta gratuita, na qual os Institutos Federais podem fazer a adesão e dar publicidade e transparência aos seus atos de pessoal de maneira informatizada. A Coordenadora-Geral da Secretária de Gestão e Desempenho de Pessoal – SGP/SEDDG/ME, Cristiane Basques da Cunha explicou que a ideia é de que haja adesão dos órgãos que não possuem uma solução informatizada para a publicação dos atos de pessoal e também daqueles que já usam uma ferramenta e desejem fazer a migração. 

rede forgepDurante a reunião também foram dadas as boas-vindas aos novos membros da coordenação. Foi tratado sobre o Projeto ConectaGente  e apresentado relatório do Grupo de Trabalho.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, enfatizou a importância desse fórum no sentido de abordar assuntos relevantes e nortear o trabalho dos Institutos Federais. “Renovo o nosso compromisso da câmara de gestão de pessoas para o fortalecimento desse fórum. Sei do compromisso e do espírito público que norteia o trabalho deste órgão. Nossa câmara de gestão de pessoas está antenada com as demandas provenientes do fórum e continuaremos com uma estreita relação dialógica de interlocução”, destacou o Reitor Nicácio que é coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas do Conif, juntamente com os reitores Odacir Antônio Zanata (IFPR), Uberlando Leite (IFRO), Paulo Henrique Gomes (IFPI) e Antônio da Luz Júnior (IFTO).

O Reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanata, deu as boas-vindas aos novos membros e enfatizou que o fórum permite que os reitores tenham uma visão especial da gestão de pessoas: “Podemos até fazer gestão faltando infraestrutura, orçamento, mas não podemos fazer sem ter pessoas motivadas. É uma alegria ver que temos reitores que não são apenas figurantes e sim atuantes e defensores da gestão de pessoas”, afirmou Zanata.

O ForGep é vinculado à Câmara de Gestão de Pessoas do Conif. Representaram o IFPB na reunião, o Reitor Nicácio Lopes (Coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas), Aguinaldo Tejo (Diretor de Gestão de Pessoas) e Daniel Nunes (Diretor Substituto de Gestão de Pessoas).

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Instituto Federal da Paraiba (IFPB)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br