SBPC vai premiar jovens e futuras cientistas do Brasil

woman 5502319 1280 2Com a meta de estimular que cada vez mais mulheres dediquem-se à Ciência, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou este mês o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, na categoria “Meninas na Ciência” (Edição 2020/2021). A premiação é voltada para estudantes do Ensino Médio e Graduação.

As alunas interessadas em participar devem desenvolver pesquisas de iniciação científica criativas, com boa aplicação do método e potencial de contribuição com a Ciência no futuro. Estudantes com desempenho relevante em atividades como feiras e olimpíadas científicas também podem concorrer.

O período para efetuar a inscrição encerra no dia 31 de outubro, por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O edital com as orientações sobre como se candidatar ao Prêmio está disponível no site da SBPC.

O anúncio das vencedoras ocorre no dia 15 de janeiro de 2021. As vencedoras irão receber uma placa, um diploma e um voucher de passagem aérea nacional e hospedagem, para participarem da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

As estudantes selecionadas também terão direito a um acompanhante, caso estejam cursando Ensino Médio ou sejam menores de idade, e irão apresentar seus trabalhos na sessão de pôsteres da Reunião Anual da SBPC.

Perspectivas

Segundo dados da SBPC, as mulheres representam 50% da população mundial, entretanto apenas 30% dos pesquisadores do mundo pertencem ao gênero feminino. Na pós-graduação stricto sensu do CEFET-MG o panorama é outro, dos 1368 alunos, 689 são mulheres e 679 são homens.

“Nos nossos cursos de mestrado e doutorado já percebemos a presença majoritária feminina. Fomentando esta participação na Iniciação Científica e na Iniciação Científica Júnior, a perspectiva é que tenhamos cada vez mais a participação feminina na nossa pós”, avaliou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Conrado de Souza Rodrigues.

Ele complementou afirmando haver diversos trabalhos científicos interessantes e com muita competência na divulgação sendo desenvolvidos por jovens pesquisadoras do CEFET-MG e, portanto, potenciais candidatos ao Prêmio “Carolina Bori”.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC, que já teve três mulheres presidentes, criou a premiação por entender que valorizar as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem pelo universo da pesquisa é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres protagonizaram lutas e sucessos.

Fonte: Matéria originalmente publicada no site do Cefet/MG

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br