Estudantes da Rede Federal são convocados para o Encontro do Parlamento Juvenil do Mercosul

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério da Educação (MEC) convocou os estudantes selecionados, por meio do edital de seleção 2016-2018, para participar do Encontro Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O evento está previsto para acontecer entre 6 e 9 de outubro, em Montevidéu, Uruguai.

Ao todo, 79 alunos de escolas estaduais e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica apresentaram propostas de projeto e concorreram a 27 vagas. Estudantes dos Institutos Federais do Acre, Amapá, Brasília, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina estão entre os contemplados.

Os selecionados foram empossados como parlamentares juvenis do Mercosul em 12 de dezembro de 2016, durante cerimônia no MEC. Para o biênio 2016-2018, o debate terá como tema central “O ensino médio que queremos”. Além disso, serão tratadas temáticas, como inclusão, os jovens e o trabalho, participação cidadã, direitos humanos e diversidade de raça, etnia e gênero.

Viagem – Um dia antes do início da missão internacional, os estudantes serão reunidos em Brasília para receberem orientações. O grupo será recebido por servidores do MEC e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) / Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac). Em seguida, eles embarcarão ao Uruguai a partir do Aeroporto Internacional de Brasília.

Mais informações sobre as atividades serão encaminhadas por e-mail, juntamente com os bilhetes aéreos. Em caso de dúvidas, é necessário entrar em contato com a Assessoria Internacional do MEC, por meio do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 2022-7813/7838/7885.

PJM – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai são os países participantes da edição 2016-2018 do Parlamento Juvenil do Mercosul. Em vigor desde 2010, o objetivo do programa é favorecer o protagonismo juvenil, abrindo espaço para que os jovens dialoguem e discutam temas vinculados à educação, bem como elaborem propostas que abordem temáticas de interesse comum no âmbito do Mercosul

No Brasil, o projeto é coordenado pelo Ministério da Educação, com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), das Secretarias Estaduais de Educação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Ingred Suhet

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br