Alunos do IFMT expõem fralda biodegradável na Semana de Ciência e Tecnologia

Um projeto sustentável denominado “Toperbio”, desenvolvido por professores e estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do campus Juína do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), foi destaque na 14º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Trata-se de uma fralda biodegradável feita a partir de amido de mandioca.

De acordo com o coordenador do trabalho, Aluísio Gonçalves de Farias, a iniciativa tem como objetivo possibilitar a diminuição do período de decomposição da fralda, que passaria para até seis meses.

“O projeto tem como base uma experiência pessoal relacionada ao uso de fraldas tradicionais geriátricas por meu pai, que é portador da doença de Alzheimer. Essas fraldas possuem polímeros petroquímicos e, portanto, demoram cerca de 600 anos para se decompor na natureza, fato que ocasiona uma série de problemas ambientais”, explicou.

Como solução para o problema, o professor optou por realizar uma experiência com o amido da mandioca, por representar uma matéria-prima de fácil cultivo, inclusive por parte dos produtores rurais da agricultura familiar. “Há muito tempo, a raiz é usada para a fabricação de farinha e para a alimentação animal, além do emprego na indústria para produção de amido e álcool. A mandioca resiste à seca, a diversos regimes pluviométrico, além de altas temperaturas, solos ácidos e baixa fertilidade. Esse fator viabiliza o cultivo“, ressaltou.

O trabalho em andamento conta com a participação de mais dois docentes, um técnico em química e um grupo de alunos da instituição. “O trabalho foi idealizado durante a Maratona Células Empreendedoras 2017, momento de grande desafio para os nossos alunos. Depois de 90 dias, os alunos continuam trabalhando firme no projeto. Eles também criaram uma página nas redes sociais para a divulgação da iniciativa”, concluiu.

Ingred Suhet

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br