Jadir José Pela é o novo reitor do Ifes

Jadir José Pela tomou posse na tarde desta quinta-feira, 9/11, como reitor do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes). A solenidade, referente à gestão do quadriênio 2017-2021, aconteceu no Ministério da Educação (MEC).

Ao abrir a cerimônia, o ministro da Educação, Mendonça Filho, saudou a todos os participantes e parabenizou o novo reitor do Ifes. “Me sinto lisonjeado em assinar o termo de posse, que dá início a esse trabalho. Quero celebrar a posse do novo reitor, Jadir Pela e, ao mesmo tempo, agradecer ao reitor que se despede, Denio Rebello Arantes, que cumpriu uma missão com grande responsabilidade e competência. Desejo sucesso para esses que iniciam a jornada”.

Em seguida, Jadir José Pela, fez agradecimentos e ressaltou o trabalho que o Instituto Federal do Espírito Santo presta para a sociedade, como instrumento de transformação social. “Quero registrar minha alegria em participar deste momento, saudar a todos pela presença e agradecer ao professor Denio pelo trabalho realizado frente ao Ifes. Nós oferecemos educação profissional verticalizada. E esse é um trabalho diferenciado da Rede Federal. Um dos nossos objetivos é ofertar educação profissional, desde a formação inicial continuada ao trabalhador da agricultura e da indústria até o doutorado”, destacou ao mencionar que as parcerias do Ministério da Educação (MEC) e da bancada Federal são fundamentais para fortalecer as ações da instituição. “Queremos fazer muito mais, usando tecnologias e metodologias, para continuarmos a ser o instituto federal que traz resultados importantes para o povo capixaba. Quero ressaltar que todos nós do Ifes precisamos do apoio do MEC e da bancada federal. Essa é uma forma nossa de trazer contribuições”, completou.

Ao fim do evento, Denio Rebello Arantes, que conduziu a instituição por mais de oito anos, parabenizou Jadir José Pela pelo mandato e atribuiu os bons resultados, conquistados pelo Ifes, ao empenho dedicado por toda a equipe. “Eu estou muito feliz pelo reconhecimento. Acho que o trabalho foi bom, como todos ressaltaram. Foi um trabalho de equipe! Jamais teríamos êxito, se não fosse um conjunto grande de pessoas atuando. Tenho certeza que o Jadir vai conseguir levar em frente e conseguir fazer muito mais”, declarou.

Minicurriculo – O novo reitor do Ifes possui Licenciatura Plena em Técnicas Industriais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982), Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014).

Além de atuar como Diretor Geral da Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES), Jadir José Pela foi Diretor Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES) e Presidente do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Brasil (CONCEFET) e coordenou, como Reitor Pró-Tempore, a transformação do Cefets-ES em Ifes.

O dirigente também exerceu o cargo de Secretário de Estado da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho do Espírito Santo, assim como presidiu o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), foi membro do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e foi professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Crédito/foto: MEC


Ingred Suhet

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br