Conif sediará edição do Encontro Gastronômico das Américas em 2019

Os cursos de gastronomia e as formações baseadas no eixo tecnológico de turismo, hospitalidade e lazer são alguns dos destaques da Rede Federal. Diante disso, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou, entre os dias 7 e 10 de novembro, do Encontro Gastronômico das Américas, sediado no México. O evento teve como principal objetivo promover uma rede internacional de escolas de gastronomia.

Na ocasião, o vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, e o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, apresentaram a atuação da Rede Federal no segmento de ensino de gastronomia. A iniciativa reforçou a candidatura do Brasil para sediar a edição do Encontro Gastronômico das Américas em 2019 e garantiu a vaga. O evento está previsto para acontecer em São Luís, no Maranhão.

Sobre o evento – Esse foi o 3° Congresso Internacional de Escolas de Gastronomia.  Vários aspectos relevantes relacionados à gastronomia e seu papel no desenvolvimento econômico e cultural de um país foram abordados. Os institutos federais de Goiás (IFG) e Sul-rio-grandense (IFSul) estão entre as instituições de ensino organizadoras da atividade, juntamente com o LaSale Colleges International (Colômbia), a Universidade Tecnológica de Cancún (México), a Universidade Tecnológica de Riviera Maya, o Alamo Colleges (EUA) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A programação contou com renomados conferencistas internacionais, mesas-redondas, oficinas, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, exposição de empresas e instituições ligadas à gastronomia, além do compartilhamento de experiências. Em 2017, a novidade foi a programação científica, coordenada pelo Brasil. Os trabalhos foram divididos em três eixos: “Identidade, Cultura e Território”, “Formação Profissional” e “Turismo Gastronômico, Relações Mercadológicas e Perspectivas”. Diversos países participaram.

Histórico – A 1º edição do Encontro Gastronômico das Américas ocorreu em 2011, em Bogotá, na Colômbia. Em 2012, Brasília recebeu o 2° congresso referente ao tema.

Confira a apresentação de candidatura do Brasil para sediar o evento.

Mais informações: http://encuentrodegastronomia.com/

Ingred Suhet

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br