Programa de Mobilidade Canadá-Brasil 2018 visa promover intercâmbio acadêmico e cultural

Um projeto promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan – sigla em inglês) em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi lançado no dia 17/11, no país canadense. Trata-se do Programa de Mobilidade Canadá-Brasil 2018, que tem como principal objetivo possibilitar aos estudantes dos colleges, membros do CICan, o intercâmbio de experiências acadêmicas e culturais no Brasil.

Além de fortalecer as cooperações bilaterais já existentes, a iniciativa faz parte de um processo de internacionalização dos colleges, que visa proporcionar uma boa formação aos estudantes para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico global. O programa é fruto dos bons resultados gerados por meio do Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil 2016-2017 (CBSP- sigla em inglês) e do Programa de bolsas de estudo Canadá-Brasil para a Região Norte 2017-2018 (CBSPN – sigla em inglês), que permitiu o ingresso de 21 estudantes brasileiros para instituições canadenses.

Serão oferecidas o mínimo de 33 bolsas de até US $ 5.000, cada, para auxiliar o custeio de algumas despesas, como passagens aéreas, seguro de saúde de emergência, custos de alojamento, etc. O valor do benefício pode variar de acordo com a cidade, onde o intercâmbio será realizado, levando em consideração os serviços prestados pela instituição anfitriã brasileira, como alojamento, refeições, etc.

O início do intercâmbio dos estudantes canadenses, no Brasil, está previsto para o mês de maio de 2018. Com duração de dois meses, a experiência deve ser concluída em junho. O programa oferecerá treinamento em língua portuguesa, projeto de pesquisa aplicada, viagens de estudo e em campo, além de atividades culturais.

Inscrições – Os estudantes canadenses interessados em participar do programa devem submeter o formulário de inscrição e de consentimento de divulgação de informações pessoais à representante, designada pela instituição, até o dia 15 de dezembro. Em seguida, os colleges devem realizar uma pré-seleção de candidatos e apresentá-los ao CICan no dia 22 de dezembro. Os estudantes selecionados serão avisados pela instituição antes do final de fevereiro de 2018. Será concedida uma bolsa por instituição.

Ingred Suhet
Assessoria de Comunicação
Conif
(61) 3966-7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br