Reditec 2018 acontecerá em Búzios (RJ)

A 42ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) já possui local e período definidos para acontecer. Em setembro de 2018, o evento será organizado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e realizado na cidade de Búzios, situada no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito durante o encerramento da 41 º Reditec, na última quinta-feira, 23/11, em João Pessoa, capital paraibana.

De acordo com o reitor do IFF, Jefferson Manhães, o tema da próxima edição será “O trabalho do século XXI: Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica, Caminhos e Desafios. Na ocasião, um vídeo foi apresentado para exemplificar que conhecimento e informação são os caminhos para enfrentar os desafios que irão impactar a todos de maneiras diversas.

A Reditec é promovida anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Reditec 2017 – O evento teve início na segunda-feira, 20/11, e reuniu mais de mil gestores de todo o País, representando todas as 41 instituições da Rede Federal. Além disso, participaram 23 convidados de organizações do exterior.

A programação da Reditec 2017 contou com palestras e mesas-redondas, ministradas por educadores de renome nacional, além de lançamento de livro e reuniões para traçar parcerias internacionais. Outra atividade do cronograma foi a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas nos institutos federais.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Conif, Roberto Brandão, elogiou a organização do evento. “Não queria apenas saudar o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, mas parabenizá-lo pela forma como a Paraíba abre suas portas, nos mostra seu processo educacional. Fazer um evento dessa magnitude não é fácil. Quero saudar todos os que trabalharam para que isso acontecesse e para que possamos ofertar isso à Rede Federal”, destacou.

O dirigente também frisou o papel do Conif no fortalecimento da Rede ao promover o engajamento na luta por mais recursos financeiros junto às Frentes Parlamentares do Congresso Nacional. Outro ponto ressaltado por Brandão, na ocasião, foi a crescente internacionalização da Rede por meio de parcerias com o Centro Internacional da Unesco para a Educação Profissional (Unevoc).

Atividades paralelas – Nesse ano, a instituição sede propôs ao Conif que eventos paralelos acontecessem junto à Reditec. Segundo Nicácio Lopes, isso facilita uma ponte maior entre os dirigentes e o público a quem atendem. “O IFPB propôs uma mudança ao Conif, com a realização de atividades paralelas estabelecendo bases de interface com o espaço acadêmico. Teremos ações criativas e de engenhosidade tecnológica e artística, um espaço em ebulição que coloca em evidência grandes talentos que existem em todo o País”, declarou. O cronograma contou com o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), o II Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD) e a III Competição de Robótica, Mostra de Extensão e Cultura.

Acordos – Durante a Reditec, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Brandão, e o reitor do Instituto Profissional de Los Lagos (Chile), Raúl Moya, que representou o Secretário Executivo da Organização Universitária Interamericana (OUI), David Julien, assinaram um Memorando de Entendimento. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral, no contexto do ensino superior e tecnológico.

Além disso, uma parceria entre o Conif e a Associação Nacional de Universidades Tecnológicas (ANUT) também foi estabelecida. O acordo de cooperação tem como base Carta de Intenções, assinada em março de 2017, e tem como intuito estreitar as relações entre Brasil e México, no que diz respeito à educação profissional, contribuindo para o desenvolvimento e ambas instituições.

Com informações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB/Reditec 2017).

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br