Conif apresenta dados da Rede Federal em audiência na Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira, 28/11, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Fernandes, representou o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na ocasião, a Subcomissão Especial para tratar da situação dos campi fora das sedes das universidades e institutos federais deu início ao debate sobre o processo de consolidação e a expansão das referidas unidades. A reunião técnica teve como objetivo reunir informações e realizar um diagnóstico do atual cenário para formalizar um relatório, com propostas de pautas e encaminhamentos, que deve ser apresentado ao ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quarta-feira, 29/11.

Durante a audiência, a reitora Sônia Fernandes destacou a importância da Rede Federal, como instrumento de transformação social, bem como para o desenvolvimento do Brasil.

“Representando o Conif, gostaria de reiterar os objetivos deste evento, que é fortalecer as instituições federais, discutir sobre o orçamento e dialogar sobre questões em torno da formação de professores no Brasil, que coloca em xeque um programa tão importante que é o Pibid”, ressaltou.

A dirigente enfatizou a atuação dos institutos federais no País, mencionando o desempenho de seus estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além do reconhecimento internacional de qualidade de ensino da Rede Federal, que foi mensurado por meio do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).

Outro ponto enfatizado pela reitora, assim como pelos demais participantes da audiência, foi o relatório do Banco Mundial. “Expresso, em nome da Rede Federal, repúdio pelas informações divulgadas pelo Banco Mundial, que traz inverdades, especialmente sobre a Rede, apontando o custo denominado aluno/ano em torno de 27 mil 850 reais. Ou seja, pegaram o total dos alunos do ensino superior, não considerando os dados dos estudantes de outros níveis, e dividiram pelo orçamento”, declarou.

Também participaram da reunião, o relator da Subcomissão para tratar da situação dos campi fora das sedes das universidades e institutos federais, Pedro Uczai, o deputado Caio Inácio, o diretor de campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Peterson Marco, reitores e diretores da Rede Federal e de universidades federais, além de parlamentares de diversas legendas.

Ingred Suhet

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202/7203/7204

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br