Educação profissional é destaque na 2ª Semana Europeia das Habilidades Profissionais

Com o intuito de promover a Educação e a Formação Profissional (EFP), a Comissão Europeia realizou, entre os dias 20 e 24 de novembro, a 2ª Semana Europeia das Habilidades Profissionais. A iniciativa teve como principal objetivo inspirar as pessoas a descobrir e aprimorar seus talentos por meio deste segmento educacional.

Durante o evento, foram propostas dez ações-chave no âmbito da Agenda de Novas Competências para a Europa, que foi lançada em junho de 2016. Uma delas é o incentivo do EFP como primeira escolha para a carreira. Além disso, na ocasião, também foram apresentadas iniciativas de alta qualidade para preparar as pessoas ao mercado de trabalho, que costuma passar por rápidas transformações.

A Comissária para o Emprego, Assuntos Sociais, Habilidades e Mobilidade Trabalhista, Marianne Thyssen, afirmou que “em um mundo de trabalho inteligente, a educação e formação profissional é uma escolha inteligente. A percepção de que o EFP é o" vizinho pobre "de uma educação universitária está equivocada. Não é um vizinho pobre, é igual! A Segunda Semana Européia de Habilidades Profissionais colocará uma grande quantidade de oportunidades e experiências de toda a Europa, no centro das atenções, para mostrar que o EFP e os estágios são uma ótima primeira escolha ".

A semana contou com o envolvimento e apoio do Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop) e da Fundação Europeia para a Formação. Mais de 1000 eventos ocorreram em toda a Europa - em todos os 28 Estados-Membros da União Europeia (UE), bem como na Noruega, no Liechtenstein, na Suíça, na Islândia e nos países candidatos da UE.

Saiba mais sobre o evento.

Fonte: Comissão Europeia

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br