LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Nota de repúdio contra os ataques à educação pública

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reforça o teor de manifesto publicado em outubro deste ano, quando o colegiado se posicionou firmemente contra o tratamento destinado aos dirigentes públicos. Menos de dois meses depois, os órgãos de controle e fiscalização voltam a atuar de maneira agressiva, repercutindo midiaticamente.

Grandes ações policiais, pejorativamente batizadas com termos alusivos à academia – Operação PhD (UFRGS/2016), Operação Research (UFPR/2017), Operação Ouvidos Moucos (UFSC/2017) e, mais recentemente, a Operação Esperança Equilibrista (UFMG/2017) – têm incentivado a desconstrução dos reais valores das instituições públicas que promovem o conhecimento, a pesquisa, a inovação tecnológica, a inclusão social e a formação profissional. Associado a isso, há ainda a voz de prisão ao diretor-geral do campus São Cristóvão II do Colégio Pedro II (RJ), em novembro de 2017, baseada em processo judicial concluído em 2005, desqualificando a imagem do gestor.

Diante deste contexto, os reitores e as reitoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica repudiam os ataques generalizados contra as instituições públicas de ensino e, principalmente, contra os gestores eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica e dedicadas à promoção da educação pública, ética e cidadã.

Brasília (DF), 7 de dezembro de 2017.

80ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

 

Leia a nota na íntegra

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br