Lideranças mundiais de educação profissional participam de workshop no Canadá

O coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), participou do workshop “Engajamento Comunitário”, na cidade de Cégep de la Gaspésie, em Quebec, no Canadá, no período de 27 a 29 de novembro.

Representantes dos Centros Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) do Canadá, de Grenada, da Tunísia, do Senegal e de Filipinas também estiveram presentes no evento.

O encontro debateu o conceito de pesquisa colaborativa e a importância do envolvimento comunitário na Rede Unevoc. O Canadá possui três centros de pesquisa e de transferência tecnológica, sendo que um deles trabalha em programas similares aos projetos de extensão desenvolvidos em algumas instituições da Rede Federal.

“Os centros têm uma metodologia de construir projetos comunitários, o que nos foi apresentado durante o workshop. A ideia é que possamos, a partir desta metodologia, trazer este conhecimento para os nossos países e desenvolver projetos em conjunto”, destaca Jefferson Manhães de Azevedo.

Unevoc – Os Centros Internacionais Unevoc são voltados à educação profissional e trabalham para desenvolver e fortalecer ações nesta área em todo o mundo, implementando atividades por meio de uma rede mundial de instituições, coordenada pela Unesco. No caso do Brasil, o Conif tornou-se um membro da Rede Unevoc em dezembro de 2016.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Fluminense (IFF) – adaptada

 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202 / (61) 3966-7203

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br