Parceria com universidade espanhola amplia participação em programas de doutorado

De 29 de janeiro a 2 de fevereiro, a Universidade de Santiago de Compostela (USC) recebe inscrições para programas de doutorado. A participação de estudantes e servidores da Rede Federal está prevista no acordo assinado, em março de 2017, entre a instituição espanhola e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Estão disponíveis as vagas remanescentes do processo seletivo realizado em setembro de 2017.

Os programas de doutorado são nas áreas de Artes e Humanidades, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Jurídicas e Engenharia e Arquitetura. Cada programa tem critérios de seleção e exigências documentais específicos. Na solicitação de admissão, é exigido que o candidato apresente um resumo do seu projeto de tese. Informações sobre os requisitos de acesso, vagas e documentação estão disponíveis em http://www.usc.es/doutoramentos/es e http://www.usc.es/es/centros/ciedus/doutoramento/Admision_Matricula_Doutoramento.html.

Inscrição – Após o preenchimento dos dados pessoais na secretaria virtual da USC, é importante que o estudante ou servidor da Rede Federal informe ao Conif a confirmação da inscrição. Para isso, o candidato deverá enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seguintes dados: nome completo, telefone, instituição de origem e programa ao qual se inscreveu. Essas informações são relevantes para dimensionar o desempenho da parceria entre o conselho e a universidade espanhola.

Em caso de dúvidas, a USC recomenda que o candidato recorra à coordenação do curso de interesse. Os contatos estão disponíveis na página da instituição.

Pós-curso – O processo de reconhecimento de títulos cumprirá a legislação brasileira sobre o tema, sendo o acompanhamento burocrático responsabilidade do participante.

Setembro de 2017 – Na primeira seleção para doutorado aberta após o acordo com o Conif, a USC recebeu nove inscrições advindas da Rede Federal. Foram aprovados os servidores Rafaelle Ribeiro Gonçalves, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), e Edson José Dias Machado Filho, do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br