Conif e CICan divulgam lista de aprovados no Programa de Mobilidade Canadá-Brasil 2018

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o Colleges and Institutes Canada (CICan – sigla em inglês), selecionou nove estudantes canadenses para o Programa de Mobilidade Canadá-Brasil 2018. Serão distribuídos dois alunos por região do país, exceto na Norte, que receberá uma bolsista. A ação, lançada em novembro de 2017 no Canadá, tem como objetivo proporcionar a troca de experiências acadêmicas e culturais entre os dois países, incentivar a vinda de estudantes estrangeiros ao Brasil, assim como impulsionar a entrada destes no mercado de trabalho.

Como critério de seleção, o CICan e o Conif avaliaram as cartas de intenção dos candidatos, notas, carta de apoio da instituição canadense, currículo e idioma adicional. Os aprovados irão estudar nas seguintes instituições brasileiras: Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Serão oferecidas nove bolsas de estudos de até 5 mil dólares canadenses cada, o que vai cobrir algumas despesas, como passagens aéreas, seguro-saúde, moradia e despesas diversas. O valor do benefício varia de acordo com a cidade onde o intercâmbio será realizado, levando em consideração ainda os serviços oferecidos pela instituição brasileira.

A chegada dos canadenses está prevista para o mês de maio de 2018. O programa tem duração de dois meses, encerrando as atividades em junho. Agora, após a divulgação dos bolsistas aprovados, o próximo passo será iniciar um curso on-line de língua portuguesa antes mesmo de chegarem ao Brasil.

 

Marina Luísa Oliveira

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br