LOGO PORT1 LOGO ENGLISH32px LOGO ESP1

Conif realiza pela primeira vez projeto em parceria com União Europeia

Pela primeira vez, o Conif vai realizar uma ação em parceria com a União Europeia, o projeto Práticas e Habilidades Interpessoais para uma Rede Voltada à Inovação na América Latina (LAPASSION – sigla em inglês). Aprovado em 2017, o programa tem vigência de três anos e será financiado pela iniciativa europeia Erasmus+. A primeira etapa teve início no dia 2 de abril, em Santiago, no Chile. Os estudantes ficam no local até 8 de junho.

As atividades desta fase serão realizadas na Fundação do Instituto Profissional (DUOC) e na Universidad Católica do Chile (PUC), com a seguinte temática: “Como melhorar as condições para o envelhecimento populacional”. Cada aluno vai receber ajuda financeira de € 3.370 para auxiliar o custeio de algumas despesas, como passagem aérea, alimentação, hospedagem, transporte e seguro de saúde durante o período dos estudos.

“O acordo de cooperação entre o Conif, as instituições da América do Sul e a União Europeia vai ao encontro das estratégias de internacionalização da Rede Federal. É importante destacar a integração dos alunos da Rede com alunos da Europa e América do Sul. A expectativa do Conif é de que esse acordo seja ampliado para outras instituições e que também possamos acessar outras fontes de financiamento, seja na União Europeia ou em outros países”, afirmou o Secretário-Executivo do Conif, Alexandre Bahia.

Composto por 15 entidades, entre elas do Brasil, Finlândia, Espanha, Portugal, Chile e Uruguai, o LAPASSION tem como objetivo desenvolver projetos multidisciplinares, apresentados pela comunidade ou resultantes de ideias inovadoras. Além disso, a iniciativa visa incentivar a mobilidade de servidores e alunos das instituições envolvidas, promovendo o intercâmbio de experiências socioculturais e acadêmicas entre os países. “Esse é um dos maiores destaques do projeto: são países diferentes, de continentes diferentes trabalhando em uma mesma direção e com um único propósito: buscar inovação”, disse o secretário.

O projeto – O projeto LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, da União Européia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA).

O projeto, coordenado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP), conta com a participação de 13 instituições, sendo: 5 brasileiras (IFG, IFTM, IFSul, IFMA e IFAM); 2 chilenas (Universidade Católica do Chile – PUC e Fundação do Instituto Profissional – DUOC); 2 uruguaias (Universidade da República de Uruguai – UDELAR e Universidade Técnica de Uruguai – UTEC); 2 espanholas (Universidade de Vigo – UVIGO e Universidade de Samalanca – USAL), uma finlandesa (Universidade de Tampere de Ciências Aplicadas – TAMK); e uma portuguesa (IPP), além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e da Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP).

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br