Reitora do IF Sertão-PE representa o Conif na Semana da Aprendizagem Móvel da Unesco

Entre os dias 26 e 30 de março, a sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, foi palco da Mobile Learning Week (em português, Semana da Aprendizagem Móvel). Com o tema “Competências para um mundo mais conectado”, o evento reuniu representantes de governos, instituições educativas, organizações não governamentais e empresas de tecnologia de diversas partes do mundo.

Coordenadora da Câmara de Ensino no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a reitora do IF Sertão-PE Leopoldina Veras foi indicada para compartilhar experiências da Rede Federal e participar das discussões em torno do cenário mundial do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação.

De acordo com a reitora Leopoldina, a participação do Conif na Semana da Aprendizagem Móvel “foi de uma riqueza espetacular”. “É muito importante conhecer o cenário mundial da utilização de tecnologias móveis na educação e entender como as plataformas podem influenciar a rotina de uma sala de aula”, afirmou ela.

Como desdobramento da sua participação no evento, Leopoldina pretende partilhar a proposta da realização de uma Mostra nacional das tecnologias produzidas pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Ao participar desses eventos, a gente percebe o quanto os Institutos Federais têm a contribuir com o mundo, pelas tecnologias que utilizamos diariamente”, destaca.

Além de compartilhar experiências exitosas, a participação do Conif fortalece a vinculação da entidade com o Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc), um instituto da Unesco que atua para o desenvolvimento da educação técnica e profissional. A parceria tem possibilitado a ampliação dos processos de cooperação e de intercâmbio internacionais e abre perspectivas para o desenvolvimento de ações conjuntas que promovam a qualidade da educação profissional em todo o mundo.

O próximo intercâmbio internacional do Conif já tem data marcada. Nos dias 24 e 25 de maio, será realizado no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bonn, na Alemanha, o Fórum Global de Aprendizagem da Unesco-Unevoc. A perspectiva é que o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e vice-coordenador da Câmara de Ensino do Conif, Willian de Paula, apresente, na mesa redonda “Inovação no Ensino e Aprendizagem”, outras boas práticas implementadas nas instituições que compõem a Rede Federal.

Fonte: Luis Osete (Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Sertão Pernambucano/IF Sertão-PE)

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF
    (61) 3966-7201
   conif@conif.org.br