Conif participa da Faubai 2018, no Rio de Janeiro

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou das atividades da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai). A edição deste ano teve como tema “Internacionalização e pesquisa: desafios e estratégias”, e reuniu 771 gestores de relações internacionais de 28 países. A reunião ocorreu entre os dias 14 e 18 de abril, no Rio de Janeiro.

Como parte da programação da Faubai, foram realizados seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais, a fim de proporcionar a integração e capacitação de gestores e responsáveis por assuntos internacionais. Além disso, o encontro tem também como objetivo divulgar a diversidade e as potencialidades das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras junto às agências de fomentos, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

Durante o evento, o Conif se reuniu com representantes da Austrália, Portugal, Canadá, da Organização Interamericana Universitária (OUI) e com a AFS Intercultural Programs para discutir o fortalecimento da cooperação com o intuito de atender e responder às linhas estratégicas do Conif para internacionalização - formação de professores; formação de gestores; desenvolvimento de centros de inovação tecnológica; diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. A agenda de atividades para a Reditec também foi pauta dos representantes da Austrália e da OUI.

Além do Conif, 24 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica associadas participaram da Faubai: Cefet RJ, Cefet MG, IFPE, IF Sertão Pernambucano, IFRR, IFTM, IFMT, Ifam, IFRJ, IF Fluminense, IFPB, IFG, IFMG, IF Sudeste MG, IFCE, IFPA, IFPI, IFRN, IFRS, IFSC, Ifes, IFMA, IFPR, IF Sul-rio-grandense.

Na sequência da Faubai, foi realizada no Cefet-RJ, a aula inaugural do curso de aperfeiçoamento de gestão das relações internacionais que tem por objetivo promover a profissionalização das assessorias internacionais e mobilizar “novos atores” da área. A iniciativa é resultado da parceria entre o Conif, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e o Instituto Federal do Paraná.

Ainda no Cefet-RJ, foi realizada a reunião do Fórum de Assessores Internacionais da Rede Federal, ocasião em que foi eleita a nova coordenação do grupo, composta pela assessora do IFTM, Juliana Pacheco, o assessor do IFMS, Flávio Rocha, a assessora do Ifes, Verônica Barreto, e pela assessora do IFS, Daniela Almeida.

Presidents Day Na edição de 2018, 12 reitores de instituições da Rede participaram do Presidents Day. A atividade, coordenada por Eva Egron-Polak, teve por objetivo promover o debate entre os reitores sobre como respondem ás demandas da sociedade em que estão inseridos e quais os impactos do processo de ensino e aprendizagem, bem como do desenvolvimento de pesquisas, nas comunidades.

As discussões foram organizadas em torno dos seguintes temas: Desafios para a educação superior; Inovação, Impactos sociais e desenvolvimento sustentável; Ensino de excelência, Novas metodologias, Tecnologia e diversidade; e Colaboração para o fortalecimento da pesquisa.

 

Marina Luísa Oliveira com informações da Assessoria de Relações Internacionais

 

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7203/7202

SCS, quadra 2, bloco D, Edifício Oscar Niemeyer, térreo, lojas 2 e 3. CEP: 70316-900. Brasília – DF

       ​Secretaria Executiva
    (61) 3966-7220
   conif@conif.org.br

       ​​Assessoria de Comunicação Social e Eventos
    (61) 3966-7230
   ​comunicacao@conif.org.br

       ​​​Assessoria de Relações Internacionais
    (61) 3966-7240
   ​internacional@conif.org.br